Volvo Bus apresenta o novo chassi B8R

Volvo Bus apresenta o novo chassi B8R

Nova geração de motor e chassi substitui os consagrados B7R com mais tecnologia e mecânica mais ajustada ao consumo

Cummins Brasil expande fornecimento de motores para Agrale
Marcopolo fornece nove ônibus para companhia da Costa do Marfim
Marcopolo exporta ônibus de dois andares para Camarões

Como parte do investimento de R$ 1 bilhão anunciado pelo Grupo Volvo em fevereiro deste ano, a Volvo Bus apresenta o novo chassi B8R, uma nova plataforma global desenvolvida em conjunto entre os engenheiros da montadora do Brasil, que lideraram o projeto, e as equipes da França e da Índia.

O modelo de segmento de ônibus urbano de 17 toneladas tem capacidade para até 100 passageiros e que chega para substituir o chassi B290R (B7R).

O novo chassi traz como principal novidade seu novo motor, desenhado e produzido na Suécia e que agora passa a ser fabricado também no Brasil, no complexo industrial em Curitiba (PR).

Com 250 cv de potência, o motor de oito litros é alocado na parte traseira do chassi, atendendo a tendência das principais metrópoles brasileiras a fim de preservar o motorista de maior ruído, vibração e altas temperaturas. Ele conta ainda com as novas gerações de caixas de câmbio Voith e ZF e novas relações de diferencial, além de sistema de freios a disco EBS 5, suspensão eletrônica e volante com ajuste de altura e profundidade. De fábrica, o veículo é equipado com softwares de conectividade para ativação do sistema de gerenciamento de frota Volvo Fleet Management e o I-Coaching.

Segundo a empresa, com este novo motor, o B8R é até 3% mais econômico em consumo de combustível e seu custo de manutenção é até 4% menor comparado ao seu antecessor, com intervalo de troca de óleo podendo chegar a 40 mil quilômetros.

Para o mercado brasileiro, o B8R estará disponível na versão B250R, na configuração de eixo 4×2 nas versões piso alto e com entrada de piso baixo, ambas com 250 cv. Para outros mercados latino-americanos será acrescida a versão B330R, de 330 cv, indicada para topografias mais acidentadas e cidades com maior altitude.

O Portal Transporta Brasil viajou a Curitiba a convite da Volvo para participar do lançamento.

COMMENTS