Volvo Bus apresenta o novo chassi B8R

Volvo Bus apresenta o novo chassi B8R

Nova geração de motor e chassi substitui os consagrados B7R com mais tecnologia e mecânica mais ajustada ao consumo

Mercedes-Benz realiza grande venda de ônibus rodoviários para Espírito Santo, Ceará e São Paulo
Volare exporta 445 veículos em 2016
Marcopolo vende 254 ônibus para Grupo JCA

Como parte do investimento de R$ 1 bilhão anunciado pelo Grupo Volvo em fevereiro deste ano, a Volvo Bus apresenta o novo chassi B8R, uma nova plataforma global desenvolvida em conjunto entre os engenheiros da montadora do Brasil, que lideraram o projeto, e as equipes da França e da Índia.

O modelo de segmento de ônibus urbano de 17 toneladas tem capacidade para até 100 passageiros e que chega para substituir o chassi B290R (B7R).

O novo chassi traz como principal novidade seu novo motor, desenhado e produzido na Suécia e que agora passa a ser fabricado também no Brasil, no complexo industrial em Curitiba (PR).

Com 250 cv de potência, o motor de oito litros é alocado na parte traseira do chassi, atendendo a tendência das principais metrópoles brasileiras a fim de preservar o motorista de maior ruído, vibração e altas temperaturas. Ele conta ainda com as novas gerações de caixas de câmbio Voith e ZF e novas relações de diferencial, além de sistema de freios a disco EBS 5, suspensão eletrônica e volante com ajuste de altura e profundidade. De fábrica, o veículo é equipado com softwares de conectividade para ativação do sistema de gerenciamento de frota Volvo Fleet Management e o I-Coaching.

Segundo a empresa, com este novo motor, o B8R é até 3% mais econômico em consumo de combustível e seu custo de manutenção é até 4% menor comparado ao seu antecessor, com intervalo de troca de óleo podendo chegar a 40 mil quilômetros.

Para o mercado brasileiro, o B8R estará disponível na versão B250R, na configuração de eixo 4×2 nas versões piso alto e com entrada de piso baixo, ambas com 250 cv. Para outros mercados latino-americanos será acrescida a versão B330R, de 330 cv, indicada para topografias mais acidentadas e cidades com maior altitude.

O Portal Transporta Brasil viajou a Curitiba a convite da Volvo para participar do lançamento.

COMMENTS