Caminhões

Produção de caminhões no Brasil chega a quase 30 mil unidades entre janeiro e maio

Resultado significa alta de 13,9% em comparação com mesmo período do ano passado

09/6/2017

18h03

Victor José

Entre em contato

caminhoes-producao

A produção de caminhões de janeiro a maio chegou a 29,2 mil unidades, registrando alta de 13,9% sobre o mesmo período de 2016. Desse total, 10,7 mil unidades foram enviadas ao exterior.

As exportações cresceram quase 40% ao comparar com iguais meses do ano passado. Neste caso, os semipesados somam 3,9 mil unidades (alta de 69,5%) e os pesados 3,8 mil (acréscimo de 28,2%).

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) esperava para 2017 um panorama com alta de 26,1% na produção dos veículos pesados, além de um avanço de 10% em suas exportações.

No mercado brasileiro, em maio foram licenciados no Brasil apenas 17,2 mil caminhões, volume que representa um recuo de 19,4% em comparação com os mesmos cinco meses de 2016. Todos os segmentos registraram queda de vendas.

“Não é possível dizer se algum destes terá recuperação mais rápida que os demais. Vimos apenas a melhora em alguns nichos como distribuidores de bebidas, químicos e, no começo do ano, o setor canavieiro”, disse o vice-presidente da Anfavea, Luiz Carlos Gomes de Moraes.

O maior volume de vendas no País ainda é o de pesados, 6,2 mil no acumulado do ano ou 35,8% do total de caminhões licenciados no Brasil.

  • tv transporta brasil

    TVTRANSPORTABRASIL
  • Publicidade

  • Articulistas

    Brasil necessita de soluções e pensamento estratégico para alavancar setor de transporte logístico

    Edésio de Campos Horbylon Neto é diretor superintendente da 3T Systems, do Grupo José Alves. Graduado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, possui especialização MBA em Estratégias de Gestão em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O executivo acumula passagem na Autotrac, Texaco do Brasil e Xerox do Brasil.

    Fraude no Controle de Emissões de Veículos Diesel cresce no País

    Artigo exclusivo do diretor da AFEEVAS, Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Controle de Emissões de Poluentes da América do Sul, para o Portal Transporta Brasil, alerta para o problema da pirataria para driblar o uso do Arla 32

  • Publicidade

  • Publicidade

  • Bolsa de Valores – ADVFN

  • Redes Sociais

    Facebook