Uber cria aplicativo para fretes nos EUA

Uber cria aplicativo para fretes nos EUA

Ferramenta quer atuar como transportadora, concorrendo com as empresas já instaladas. Nessa economia moderna, quem está protegido?

Sansuy lança encerado de algodão para caminhões
Caixa automatizada I-Shift, da Volvo, chega à sexta geração
Pavimento da Rodovia dos Bandeirantes é reconstruído com asfalto ecológico

uber-freightO Uber finalmente lançou seu aplicativo para atuar no segmento de transporte de cargas. Isso aconteceu na última sexta-feira (19/05), lá nos Estados Unidos e esse anúncio abre o debate sobre a economia disruptiva e o papel das transportadoras no mercado logístico. O Portal Transporta Brasil começou a falar sobre isso já três anos, quando surgiu no país o primeiro aplicativo para unir caminhoneiros com quem precisa de fretes, o TruckPad, e, a partir daí, o mercado nacional deu bons exemplos de como usar a inovação em tecnologia a serviço do transporte.

As empresas de transporte começaram a utilizar o TruckPad, o Brasil Fretes, o QueroFrete e tantos outros aplicativos que apareceram para serem parceiros do transportador, e não concorrentes, tirando as cargas de quem não tem caminhão ou de quem não está conectado ou preparado para atuar nos meios digitais.

interna-uber-freight

No caso do Uber nos Estados Unidos, eles vão fazer a conexão entre o caminhoneiro autônomo e o dono da carga, tal qual é na modalidade de passageiros. A base cadastrada de validade de caminhões e motoristas é consultada e o frete vai pro caminhoneiro. O próprio sistema recebe o pagamento e o Uber promete prazo de sete dias para creditar o frete na conta do motorista.

Em princípio, eles não vão usar o caminhão auto-dirigido que desenvolveram, o Otto, nas operações do Uber Freights.  Mas num futuro breve, este parece ser o objetivo da empresa.

COMMENTS