Um terço dos paulistanos e cariocas passam mais de três horas por dia no transporte público

Levantamento realizado pelo aplicativo Moovit, que informa sobre itinerários e linhas de ônibus, trens e metrô em todo o Brasil traz um raio-X do uso do transporte público no País e revela as dificuldades nas 10 principais cidades

Municípios poderão ser responsáveis pela regulamentação de serviços como Uber e Cabify
FedEx Express lança aplicativo rastreador de envios
Aplicativo para celular indica posto de combustível mais barato da região

moovit-pesquisa-transporte

O aplicativo Moovit, ferramenta de mobilidade urbana que orienta passageiros sobre rotas e horários de ônibus, trens e metrôs, realizou um levantamento, com base nos dados dos usuários do sistema, que revela a fragilidade e o mau serviço prestado pelo transporte público brasileiro, nas 10 maiores cidades do País.

De acordo com o aplicativo, os dados mostram onde há maior e menor tempo de deslocamento e de espera, baldeações e distâncias percorridas pelos passageiros em seu trajeto diário no transporte público.

No quesito tempo médio gasto para ir e voltar todo dia do trabalho, as cidades de Brasília (DF), Recife (PE), São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador (BA) apresentaram resultados acima dos 93 minutos, ou seja, passam mais de três horas todos os dias em deslocamento. Estes passageiros correspondem a mais de 30% do total nas cinco cidades.

O pior tempo de espera em pontos e estações foi registrado em Salvador, com média de 33 minutos e as viagens mais longas foram registradas em Brasília (15 km), Rio de Janeiro (12 km), Recife (9 km), Belo Horizonte (9 km) e São Paulo (8 km).

“Estamos orgulhosos em poder compartilhar essa primeira amostra tão completa e localizada com os brasileiros. Extraímos dados da nossa comunidade de editores, composta por mais de 150 mil pessoas ao redor do mundo, além de uma base mundial de usuários com mais 50 milhões de passageiros. É muito bom quando a tecnologia e a colaboração se unem. Esse é o poder do Big Data, que queremos transformar em utilidade pública”, afirma Yovav Meydad, VP de Produtos e Marketing da Moovit.

Clique aqui para visualizar o estudo completo

COMMENTS