Alta demanda de soja impulsiona exportações no Porto de Paranaguá (PR)

Embarques do grão pelo terminal fecharam janeiro com alta de 15%; número deve crescer ao longo do ano

Novo presidente do Setcepar comenta os desafios do setor de transporte de cargas
Vendas da safra 2014/15 de soja do Brasil encerram fevereiro com retomada de crescimento
Brasil poderá colher safra de quase 205 milhões de toneladas em 2015

alta-demanda-soja

Com a alta demanda de soja no mercado externo, os embarques do grão pelo porto de Paranaguá (PR) fecharam janeiro com alta de 15%, chegando a 432 mil toneladas exportadas no mês – 57 mil toneladas a mais do que no mesmo período de 2015.

A projeção é de crescimento ao longo do ano e talvez um recorde, segundo os dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. A safra já começou a ser colhida ao longo do mês. A previsão é que a colheita de verão do Paraná chegue a 23,3 milhões de toneladas e, no Brasil, a safra toda deve alcançar a marca de 215 milhões de toneladas.

A partir de fevereiro, a programação de cargas de Paranaguá prevê pelo menos 1 milhão de toneladas de soja por mês. Isso somado ao farelo deve resultar em um embarque de mais de 4,5 milhões de grãos até abril.

Além disso, a importação de fertilizantes também cresceu no primeiro mês de 2017, na comparação com janeiro de 2016. A alta foi de 4%, chegando a 802 mil toneladas de produto.

COMMENTS