Fique atento » Segurança

40% dos condutores já fizeram zigue-zague na estrada por dirigir com sono, aponta pesquisa

De 495 entrevistados, 86,6% se sentiram sonolentos enquanto trafegavam nas rodovias

21/3/2017

6h48

Victor José

Entre em contato

sono-ao-volante

Dormir dirigindo é mais comum do que parece. É o que diz uma pesquisa realizada pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN). De todos os 495 entrevistados, 86,6% já sentiram sono enquanto dirigiam nas rodovias, e desses, 40% assumem que fizeram zigue-zague com o carro por causa disso e outros 23,4% relataram que chegaram a sair da pista sem perceber.

O assunto é tema central de uma ação que será promovida em pedágios e em pontos de parada e descanso.

A maioria afirmou que procura dormir entre sete e oito horas por dia, porém, descansa somente por quatro a seis horas. A insônia foi o distúrbio do sono mais apontado.

Além disso, um dos transtornos do sono mais frequente é a apneia obstrutiva do sono (AOS), e na prática, condutores com esse distúrbio apresentam risco até sete vezes maior de acidentes. A pessoa relaxa a garganta durante o sono de forma a interromper a passagem de ar para os pulmões. Sendo assim, é necessário que o indivíduo acorde brevemente para respirar melhor, voltando a dormir em poucos segundos, o que pode se repetir mais de 60 vezes por hora, levando à fragmentação do sono.

  • tv transporta brasil

    TVTRANSPORTABRASIL
  • Publicidade

  • Articulistas

    Brasil necessita de soluções e pensamento estratégico para alavancar setor de transporte logístico

    Edésio de Campos Horbylon Neto é diretor superintendente da 3T Systems, do Grupo José Alves. Graduado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, possui especialização MBA em Estratégias de Gestão em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O executivo acumula passagem na Autotrac, Texaco do Brasil e Xerox do Brasil.

    Fraude no Controle de Emissões de Veículos Diesel cresce no País

    Artigo exclusivo do diretor da AFEEVAS, Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Controle de Emissões de Poluentes da América do Sul, para o Portal Transporta Brasil, alerta para o problema da pirataria para driblar o uso do Arla 32

  • Publicidade

  • Publicidade

  • Bolsa de Valores – ADVFN

  • Redes Sociais

    Facebook