Iveco Bus lança o ônibus GranClass para transporte escolar em áreas de difícil acesso

Iveco Bus lança o ônibus GranClass para transporte escolar em áreas de difícil acesso

Caminhoneiros praticam manobras arriscadas para se exibir em redes sociais
Maquinistas ferroviários celebram Dia Nacional
Boeing 787 Dreamliner pode voltar a realizar voos de passageiros

iveco granclass lateral

A Iveco Bus, após comemorar já no primeiro ano de operações no Brasil um crescimento de 62,4% nas vendas, apresenta ao mercado mais um modelo com foco no transporte escolar em áreas de dífícil acesso: o GranClass 150S21 encarroçado pela Mascarello, que será produzido prioritariamente para atender o programa Caminho da Escola, do governo federal.

+ Mercedes-Benz fecha sua maior venda para a Europa: 1000 modelos Actros para uma única empresa

A reportagem do Portal Transporta Brasil viajou até Cascavel (PR) a convite da Iveco para conhecer de perto o modelo de 15 toneladas, com maior potência e torque da categoria e que traz a assinatura da engenharia nacional. O ônibus foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG). Para comprovar as condições de operação, a Iveco Bus submeteu o ônibus a mais de 234 mil quilômetros testes de qualidade, onde foram avaliados cerca de 342 componentes. “Nós rodamos aproximadamente 40 mil km por todo o Brasil, com representantes do Programa Caminho da Escola  para mapear as reais necessidades dos clientes e desenvolver o veículo ideal para o segmento” afirma Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus.

iveco granclass lateral terra

O ônibus com cara de jipe terá como principal objetivo o tráfego em estradas rurais, majoritariamente de terra e de difícil acesso para veículos comuns. Assim, a lista de equipamentos de série do GranClass traz: dispositivo de bloqueio de diferencial – que facilita a transposição de atoleiros – chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro – permitindo o fácil acesso à lugares acidentados. “Seguindo a nossa prioridade, que é o conforto e a segurança dos alunos, o modelo conta ainda com dispositivo inibidor de abertura da porta com o veículo em movimento, limitador de velocidade, câmera e sensores de ré, cintos de segurança em todas as poltronas e proteção nas janelas”, ressalta Serizawa.

+ Ford lança a linha Cargo Torqshift com seis modelos com câmbio automatizado

Com capacidade para 48 alunos, o GranClass sai de série também com equipamentos para auxiliar o embarque e a viagem de pessoas com mobilidade reduzida, como elevadores para acesso, uma cadeira de rodas, porta larga com dispositivo anti-esmagamento e saída de emergência, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar. Atualmente, mais de seis mil unidades da marca, de diversos modelos, estão em circulação atendendo o Programa Caminho da Escola.

O produto, inicialmente projetado apenas para o programa do governo, é licitado por 239 000 reais e vem com duas revisões gratuitas. O preço, no entanto, não tem incidência de impostos. Assim, para o mercado geral, o veículos deve chegar com um acréscimo de, pelo menos, 20% do valor e também poderá ser aplicado em outras operações que não o transporte de alunos.

iveco granclass elevador

GranClass 150S21

O chassi da Iveco Bus possui um motor N45, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha. O propulsor de 4,5 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 206 cv, a maior da categoria. O torque chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm.

+ Grupo Carboni Iveco inaugura nova concessionária em Santa Catarina

A transmissão utilizada é Eaton FS 5406A, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas. O sistema permite condução suave, sem deixar de lado a economia de combustível. O acionamento da alavanca a cabo privilegia a ergonomia.

O GranClass 150S21 conta com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada.

iveco granclass traseira

Especificações técnicas do chassi

Comprimento máximo (CT) 9.000 / 10.000 mm

Largura máxima (D) 2.422 mm

Entre Eixos (EE) 5.180 / 5.950 mm

Balanço dianteiro (BD) 1450 mm

Balanço traseiro (BT) 2.300 / 2600 mm

Ângulo de entrada (A) ≥25°

Ângulo de Saída (B) ≥20°

Capacidade Técnica Eixo Dianteiro 5.000 kg

Capacidade Técnica Eixo Traseiro 10.000 kg

Peso Bruto Total 15.000 kg

Tanque de combustível com Capacidade de 275 litros

Motor Iveco FPT N45 150 kW(206 cv)

+ Saiba tudo do mundo do transporte e da logística. Curta nossa página no Facebook!

 

COMMENTS