Transportadores são responsáveis por 25% das emissões de gases no mundo

Informação foi divulgada durante a Conferência do Clima da ONU, que pediu também o incentivo dos veículos elétricos

Renault lança Master com motorização Proconve L6
Correios realizam testes com Renault Kangoo elétricos
Gestão sustentável de frotas faz empresas reduzirem emissões de gases e gera economia de mais de 10%

caminhao fumaça poluicao

O setor de transportes foi um dos focos da Conferência do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas), na última quinta-feira (3). Foram apresentadas 10 iniciativas de redução da emissão de gás carbônico, CO2, além de um pedido pela promoção da mobilidade elétrica.

Segundo as Nações Unidas, os transportes contribuem com 25% das emissões de gases que causam o efeito estufa. O setor também é o principal ou o segundo maior contribuinte das emissões ligadas à energia.

+ Primeiro leilão de áreas portuárias ocorrerá nesta quarta-feira (9)

Carros Elétricos

As iniciativas lançadas na COP-21 focam na mobilidade urbana, nos transportes de carga e de longa distância, na eficiência dos combustíveis e na mobilidade elétrica, fatores importantes para reduzir as emissões causadas pelos veículos.

Em Paris, a ministra do Meio Ambiente da França, Segolene Royale, apresentou algumas propostas.

+ Braspress admite escassez de profissionais, mas é rígida para contratar motoristas

A primeira é uma competição pública para a criação de carros elétricos mais baratos, que custem menos de US$ 7 mil. Para que a temperatura média do planeta não suba mais do que 2° C, é preciso que 20% de todos os tipos de veículo sejam elétricos até 2030.

Cidades

A ministra francesa também falou sobre uma iniciativa para os centros urbanos. O projeto Mobilize sua Cidade busca apoiar 100 cidades em 20 países emergentes ou em desenvolvimento para que implementem iniciativas sustentáveis nos seus planos nacionais de transportes.

+ IBEX: o novo operador logístico que aposta em pequenos empreendedores

A meta é que cada cidade reduza, até 2050, entre 50% a 75% das emissões ligadas aos transportes urbanos. Um projeto piloto será lançado no próximo ano em países da África, da Ásia e da América do Sul.

A ONU destaca projeções que mostram ser possível reduzir em 50% a emissão de CO2 dos transportes até 2050. Atualmente 65 países participam da Iniciativa Global de Economia de Combustível, que tem a meta de dobrar a eficiência dos veículos até 2050, resultando em uma redução cumulativa de mais de 30 gigatoneladas de CO2.

+ Fique por dentro de tudo o que acontece no Transporte e na Logística pelo Facebook

COMMENTS