Mercedes-Benz renova linha Atego e desenvolve modelo semi-pesado 8×2

Tecnologia embarcada e grande variedade de configuração dos eixos são destaque entre as mudanças

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atego mercedes benz

A Mercedes-Benz promoveu uma grande renovação da linha de caminhões médios e semi-pesados Atego para 2016. Entre as novidades que afetaram todos os modelos já existentes do produto, foram inseridos no catálogo o Atego 3030 e 3026 e são os primeiros veículos da marca a sair de fábrica já na configuração 8×2.

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As mudanças começam com o novo Atego 2730 6×4 para a construção civil e operações fora de estrada, a opção de câmbio automático para o Atego 1729 coletor de lixo e os novos quadros de chassi nas configurações 4×2, 6×2 e 8×2.

“Os lançamentos, novidades e aprimoramentos do Atego são frutos do feedback de nossos clientes e do mercado, o que captamos numa série de eventos, demonstrações e test-drive por todo o País”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Eixos eleváveis do Atego 8×2

A linha de semi-pesados Mercedes-Benz ganha então os seus primeiros caminhões 8×2 com 4 eixos originais de fábrica. Com opções de entre-eixos de 4.800 e 5.400 mm, os modelos Atego 3030 e 3026 têm capacidade para um peso bruto total – PBT de 30 toneladas, permitindo aumentar em até quase 5 toneladas a carga útil do veículo.

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No Atego 8×2, o conceito dos eixos eleváveis, tanto na dianteira, quanto na traseira, poupando pneus quando o caminhão está vazio, reduz os custos com pedágio.

O segundo eixo na parte dianteira do caminhão é do tipo direcional, sendo totalmente sincronizado com o primeiro eixo dianteiro.

Atego 2730 6×4 versões basculante, betoneira e plataforma

Para as aplicações da construção civil em obras urbanas e das operações fora de estrada, como dos setores canavieiro, madeireiro e da mineração, a Mercedes-Benz lança o Atego 2730 6×4, com versões plataforma (P), basculante (K) e betoneira (B).

Com tomada de força no câmbio (versão basculante) ou tomada de força no motor e escapamento vertical (betoneira), o Atego 2730 6×4 sai de fábrica já apto para sua aplicação.

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Opção de câmbio automático para o Atego 1729 coletor de lixo

O Atego 1729 coletor de lixo traz um novo quadro de chassi e passa a oferecer a opção de câmbio automático Allison.

Novo painel de instrumentos

A partir de 2016, os caminhões Atego passarão a oferecer  painel de instrumentos com display colorido e em alta definição, de 4 polegadas. Os comandos podem ser executados por teclas de navegação em cruz ou por meio de botões no volante, item que se torna opcional a partir de 2016.

O módulo PSM do Atego, que se torna série em todos os veículos, permite a troca de informações entre a linha CAN eletroeletrônica do caminhão e equipamentos externos.

A linha Atego é formada pelo caminhão médio 1419 e pelos semipesados 1719, 1726, 1729, 2426 6×2 e 2430 6×2, juntando-se agora aos modelos Atego 2730 6×4 e 3026 e 3030 8×2. Conforme o modelo, são oferecidas até três versões de entre-eixos.

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