Primeiro modelo da Foton a ser produzido no Brasil entra em fase final de testes

Protótipo de dez toneladas da linha de produção com mais de 65% de conteúdo nacional

Setor de combustível e energia desperta interesse da DHL no Brasil
JAC Motors desiste de projeto ambicioso e fábrica brasileira será 5 vezes menor
Braspress investe R$ 13 milhões em implementos Facchini

foton-caminhao-novo

A Foton Caminhões já está em fase final dos testes de rodagem de seus protótipos de dez toneladas. O Foton 10 – 16DT será o primeiro modelo da marca a ser produzido no Brasil em 2016.

O futuro modelo sairá da linha de produção com mais de 65% de conteúdo nacional, atendendo aos requisitos do programa Inovar Auto, do governo federal, além do FINAME. O caminhão nacional de 10 toneladas da Foton contabiliza 34 fornecedores locais já nomeados, entre eles, a Cummins, ZF, Knorr e Pirelli.

Protótipos equipados com estes componentes nacionais estão em avaliações técnicas pela engenharia da Foton circulando em diversas regiões do Brasil.

“Os veículos já rodaram em diversas condições como urbana, rodoviária, além de trechos off roads, com todas as configurações de cargas sendo vazio, ½ carga e carregado”, diz Leandro Lucki Gedanken, Gerente de Engenharia e Desenvolvimento da empresa. “São sempre feitas melhorias quando há a nacionalização de um produto. Neste caso, por conta do tipo de pista e terreno do Brasil e dos perfis de carga, a Foton Caminhões realizou alterações para melhorar a performance da suspensão, oferecendo mais resistência, flexibilidade e conforto”.

Todo processo de nacionalização do Foton 10 – 16DT foi concebido de acordo com o Sistema Modular de Desenvolvimento – Codesign.

“Este sistema corresponde à estratégia da Foton Caminhões em utilizar a expertise de engenharia dos fornecedores locais para a montagem e validação do caminhão de 10 toneladas, o qual foi nacionalizado em tempo recorde, cerca de um ano”, finaliza Gedanken.

COMMENTS