Ford desenvolve tecnologia de iluminação que detecta obstáculos no escuro

Dispositivo ainda em fase de aprimoramento reconhece riscos na pista como pedestres, ciclistas e animais

Ford Transit alcança a marca de sete milhões de unidades fabricadas
Novo Ford EcoSport ressalta a importância do Brasil no desenvolvimento de veículos
Ford inaugura sexta unidade fabril chinesa

ford-iluminacao-tecnologiaA montadora Ford anunciou recentemente que está estudando a aplicação de novas tecnologias de iluminação que permitem ao condutor do veículo a identificação imediata de potenciais riscos à direção durante a noite, como pedestres, ciclistas e animais na pista. Ainda não se sabe quando o recurso estará disponível.

A iluminação dianteira baseada em câmera combina o farol adaptativo e o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, além de poder operar com GPS. Já o sistema “Spot Lightning” utiliza uma câmera infravermelha para detectar a presença de pedestres, ciclistas e animais na pista e alertar o motorista. Podem ser verificados até oito potenciais perigos e destacar duas prioridades máximas, por meio de faróis especiais e exibição no painel.

Dados de segurança rodoviária mostram que há um aumento significativo da probabilidade de acidentes em estradas sem iluminação.

“Muitas pessoas que dirigem à noite já tiveram a experiência de reagir rapidamente a algo que surgiu de repente na pista. O sistema avançado de iluminação dianteira da Ford baseado em câmera e Spot Lighting ajuda a alertar o motorista sobre pessoas ou animais que possam representar perigo”, diz Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.

Essas tecnologias estão sendo desenvolvidas no Centro Europeu de Pesquisa e Inovação da Ford em Aachen, Alemanha.

COMMENTS