Daimler apresenta caminhão autônomo nos Estados Unidos

Daimler apresenta caminhão autônomo nos Estados Unidos

Veículo da marca Freightliner obteve licença do Estado de Nevada para trafegar nas estradas públicas da região. Caminhão é o primeiro veículo autônomo a obter tal licença e utiliza sensores inteligentes e câmera estéreo para oferecer controle autônomo

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A Daimler obteve nos Estados Unidos a inédita licença governamental para trafegar com um caminhão autônomo nas rodovias do Estado de Nevada e foi a primeira fabricante a realizar tal façanha. O caminhão licenciado é um Freightliner Cascadia, tradicional modelo da linha americana, equipado com o Highway Pilot, sistema que compreende um radar dianteiro, sensores inteligentes e uma câmera estéreo, além de sistemas de assitência à condução, como o “Adaptive Cruise Control” (piloto automático adaptável).

Para obter licença para as estradas públicas de Nevada, a tecnologia foi ainda mais aprimorada e a excelente interação dos componentes foi extensivamente testada. Na chamada “viagem maratona” do caminhão, o Freightliner Inspiration Truck cobriu mais de 10.000 milhas (mais de 16.000 km) em um circuito de teste de Papenburg, na Alemanha.

Logo que o Freightliner Inspiration Truck chega com segurança à estrada, o motorista pode acionar o Highway Pilot. O motorista recebe um aviso visual no painel de instrumentos para ativar o sistema. Assim, o veículo muda para o modo autônomo e se adapta à velocidade do trânsito. O condutor recebe então, no painel, a mensagem “Highway Pilot ativado”.

O Highway Pilot utiliza uma câmera estéreo complexa e sistemas de radar com as funções “lane-keeping” (manutenção na faixa de rolagem) e “collision-prevention” (prevenção de colisões). Ele regula a velocidade, aplica os freios e dirige. Essa combinação de sistemas cria um veículo autônomo que consegue operar com segurança em uma ampla variedade de condições de condução – o caminhão automaticamente cumpre os limites de velocidade informados, ajusta a distância a ser mantida em relação ao veículo que vai à frente e usa a função de parada/partida durante a hora do rush.

O sistema Highway Pilot não dá início às manobras de ultrapassagem de forma autônoma. Elas precisam ser executadas pelo motorista. O mesmo se aplica para sair da rodovia e mudar de pista. Através da interface do usuário, o Highway Pilot mantém o motorista visualmente informado sobre sua situação do momento e aceita instruções. O motorista pode desativar o sistema manualmente e consegue sobrepujá-lo a qualquer momento. Se o veículo não puder mais processar aspectos cruciais do seu entorno, por exemplo, devido a obras na estrada ou mau tempo, o motorista é avisado para reassumir o comando. Além de um alerta visual no painel de instrumentos, há também um aviso sonoro subsequente.

Uma unidade de radar centralizada no parachoque dianteiro do Freightliner Inspiration Truck monitora a estrada no curto e no longo alcance. O sensor de longo alcance cobre cerca de 820 pés (250 metros), com um ângulo de abertura de 18 graus e detecta os veículos em uma área longa e estreita. O sensor de curto alcance abrange cerca de 230 pés (70 metros), com um ângulo de abertura de 130 graus e detecta os veículos em uma área mais larga à frente do caminhão.

O radar dianteiro oferece a base para o sistema Adaptive Cruise Control (piloto automático adaptável) e o sistema Active Brake Assist (assitência ativa dos freios), já conhecidos desde o Mercedes-Benz Actros e a série Detroit Assurance™ dos sistemas de segurança no modelo de produção em série do Freightliner Cascadia Evolution.

A área à frente do caminhão também é monitorada por uma câmera estéreo montada acima do painel, no lado interno do parabrisa. Ela tem um alcance de cerca de 100 metros (328 pés) e os ângulos de abertura são de 45 graus na horizontal e 27 graus na vertical. A câmera reconhece as marcações no chão e se comunica com a caixa de direção do Highway Pilot para manter o caminhão na pista de maneira autônoma.

O Adaptive Cruise Control (piloto automático adaptável) do Freightliner Inspiration Truck utiliza os mesmos hardware e software que as versões de série do Mercedes-Benz Actros e do Freightliner Cascadia Evolution. O sistema recebe os sinais de input dentro da mesma faixa de valores e compreende as mesmas funções e aspectos de segurança. O uso do sistema padrão garante que as manobras de aceleração e frenagem controladas pelo Highway Pilot sejam sempre dentro dos limites do veículo de produção. O sistema ativo de direção automática utiliza o mesmo hardware que os veículos de produção. Entretanto, o software foi modificado. Ele oferece as mesmas funções e características de segurança do veículo de linha.

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