Venda de pneus fabricados no Brasil cai 3,4% no 1º bimestre

Venda de pneus fabricados no Brasil cai 3,4% no 1º bimestre

Decréscimo mais significativo no mercado interno ficou por conta do fornecimento de pneus de carga, com baixa de 40,9%

Brasil bate recorde de pneus reciclados no 1º semestre do ano
No Brasil, 445 mil toneladas de pneus foram retiradas do meio ambiente em 2014
Balança comercial do setor de pneus termina 2014 com déficit de US$ 144,9 milhões

pneus-deposito-novos

Dados divulgados pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) apontam que as vendas totais das 11 produtoras associadas diminuíram 3,4%, e ficou consolidada em 12,03 milhões de unidades.

Nas vendas às montadoras, foi percebida uma queda de 19,4% na comparação com os primeiros dois meses de 2014. A principal redução no mercado interno ficou por conta do fornecimento de pneus de carga, com baixa de 40,9% nos volumes na comparação com o ano passado.

A associação acredita principalmente que os baixos desempenhos são resultados do desaquecimento da economia e das dificuldades enfrentadas pelos caminhoneiros e transportadores para modernizar a frota.

As exportações de pneus sofreram decréscimo de 17%, para 1,85 milhão de unidades, afetadas pela expressiva queda de 29,5% nas vendas à Argentina. As importações também caíram: -29,6%, para 3,79 milhões de unidades no primeiro bimestre.

Apesar da forte queda nas vendas, a produção teve cresceu 1,1% para 11,83 milhões de unidades, o que pode significar esforço das empresas para manter a atividade em suas fábricas. A alta deve resultar em aumento dos estoques.

COMMENTS