Porto de Paranaguá (PR) receberá R$ 394 milhões para realização de novas obras de dragagem

Canal de acesso ao Porto passará a ter 16 metros de profundidade, e área utilizada pelos navios para manobra e atracação ganhará mais dois metros de profundidade

Portos de Paranaguá e Antonina registram crescimento de 22% na movimentação de cargas em 2010
Porto de Paranaguá (PR) passa a contar com comissão para tratar de assuntos pontuais
Operação Safra na SP-270 orienta caminhoneiros para facilitar descarga de grãos no Porto de Paranaguá (PR)

paranagua-terminal-conteine

A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) anunciou que investirá aproximadamente R$ 394 milhões em novas obras de dragagem de aprofundamento no Porto de Paranaguá.

Este montante inclui a elaboração de projetos básico e executivo, sinalização e balizamento. Com a nova dragagem o canal de acesso ao Porto, chamado canal da Galheta, passará a ter 16 metros de profundidade. Atualmente, o canal tem 15 metros.

A Bacia de Evolução do canal, conhecida por ser a área utilizada pelos navios para manobra e atracação, ganhará mais dois metros de profundidade com a nova dragagem, passando de 12 para 14 metros.

Já as áreas intermediárias, localizadas entre o canal da Galheta e a Bacia de Evolução, passarão a ter 15 metros de profundidade.

Segundo o diretor presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, as fazem parte de um programa de dragagem estabelecido pela APPA.

“A dragagem permitirá que navios graneleiros de grande porte frequentem o Porto, assim como navios porta-contêineres de alta capacidade, o que contribuirá para a redução dos fretes e, consequentemente, maior competitividade dos grãos exportados”, disse.

O dirigente também comentou que, nos próximos meses, o Porto de Paranaguá receberá o maior navio porta-contêiner que já atracou no Brasil, com 368 metros.

Com informações da Agência Paraná

COMMENTS