Porto de Paranaguá (PR) comemora 80 anos

Porto de Paranaguá (PR) comemora 80 anos

Administradora da unidade portuária aproveitou as comemorações para iniciar as operações de dois novos shiploaders, que substituirão equipamentos adquiridos na década de 1970

Braspress comemora 35 anos de história
Agrale comemora dois aniversários em 2012
GM comemora 15 anos do Complexo industrial de Gravataí (RS)

paranagua-antigo-dentro

O Porto de Paranaguá (PR), um dos mais importantes do Brasil, completou 80 anos nesta terça-feira (17/3). A data foi escolhida pela Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) para também marcar o início das operações de dois novos shiploaders (carregadores de navio).

paranagua-antigo-novo

Os novos equipamentos anunciados foram inaugurados no Corredor de Exportação e aumentarão em 33% a produtividade do porto. Foram investidos R$ 59 milhões na compra de quatro novos carregadores, sendo que dois deles estão sendo montados e deverão entrar em operação no próximo semestre. Os novos shiploaders vão substituir equipamentos adquiridos na década de 1970.

paranagua-antigo-caminhaoEm 2014, segundo a Antaq (Associação Nacional de Transportes Aquaviários), respondeu por 12% da movimentação em portos públicos, com um total de 45,6 milhões de toneladas. No trânsito de carga conteinerizada, o Porto de Paranaguá foi o segundo com maior fluxo entre os organizados. Foram 757 mil toneladas transportadas em contêineres. Além disso, o terminal lidera em exportações de farelo de soja e óleo vegetal e em importações de fertilizantes.

A história do Porto de Paranaguá remonta ao século 17. Em 1872, o porto, que hoje é um dos maiores complexos portuários do Brasil e da América Latina, era um atracadouro administrado por particulares.

Foi apenas no início do século 20, em 1917, que o Governo do Paraná assumiu a administração. No dia 17 de março de 1935 o novo Porto de Paranaguá foi inaugurado no local onde está até hoje.

Quando as atividades iniciaram, o cais acostável tinha 400 metros, calado de cinco metros, além de dois armazéns e linhas férreas para guindastes, totalizando uma área cercada de 10 mil metros quadrados. Naquela época, os navios eram abastecidos por meio de canoas a remo e o ponto de espera era a Ilha do Mel.

paranagua-antigo-navio“Em 1935, o Porto de Paranaguá movimentava 91.598 toneladas de carga. Em 2014, a movimentação registrada foi de 45.548.423 milhões de toneladas”, comparou o diretor presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Hoje, o Porto de Paranaguá tem área total de 2,3 milhões de metros quadrados e 4,2 quilômetros de extensão de cais e píeres. Possui 20 berços de atracação. O complexo para granéis tem capacidade estática de 1,5 milhão de toneladas ou capacidade de armazenamento de 27 mil caminhões.

Com informações da Agência Paraná

COMMENTS