Mercado prevê inflação em 8,12% no final do ano

Investidores e analistas do mercado financeiro projetam dólar cotado a R$ 3,15, sengundo boletim Focus

Ex-presidente do Banco Central integra Conselho da Azul Linhas Aéreas
Banco Central estima aumento de 9,1% do preço da gasolina em 2015
Inflação medida pelo IPCA encerrará 2015 em 7,93%, segundo boletim Focus

banco-central-focus

O boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (23/3) propõe o dólar sendo cotado a R$ 3,15 no final deste ano. A pesquisa desenvolvida semanalmente pelo Banco Central com instituições financeiras também mostra que a expectativa da inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é de alta, chegando a 8,12% no encerramento de 2015, e não mais de 7,93% como previsto na semana anterior. É a primeira vez este ano que a previsão ultrapassa 8%.

A alta da inflação está relacionada principalmente aos preços administrados, regulados pelo governo, como o da gasolina e o da energia. De acordo com a projeção do Focus, este ano, eles terão alta de 12,6%, e não mais de 12%, como estimado anteriormente.

Quanto ao PIB (Produto Interno Bruto), estima-se retração de 0,83%. Na semana anterior, havia sido estimada queda de 0,78%. Já para a produção industrial, o recuo projetado permanece em 2,19%. A expectativa para fechamento da Selic, taxa básica de juros da economia, permaneceu em 13% ao ano. Isso significa que o mercado espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) eleve a taxa mais uma vez este ano, em 0,25 ponto percentual.

Com informações da Agência Brasil

COMMENTS