Mercedes-Benz turbina serviços de telemática e rastreamento de caminhões em parceria com a Zatix

Mercedes-Benz turbina serviços de telemática e rastreamento de caminhões em parceria com a Zatix

FleetBoard, tradicional sistema de controle de frotas dos caminhões Mercedes-Benz, instalado de fábrica e com serviços especiais oferecidos pela montadora, agora também ajuda a gerenciar risco e cuidar da segurança dos veículos, utilizando a plataforma Linker, da Zatix

Mercedes-Benz Accelo já está à venda com câmbio automatizado
Juiz de Fora (MG) reforça atuação da Mercedes-Benz na América Latina
Os astros de fevereiro

interna-fleetboard-mercedes-fev15

A Mercedes-Benz iniciou 2015 apresentando ao mercado a nova geração do FleetBoard, serviço de rastreamento, telemetria, gerenciamento e controle de frotas que sai de fábrica com os caminhões da marca com opção de oferecer diversas informações da operação e condução do veículo.

De acordo com a fabricante, o FleetBoard, que já roda em mais de 3 mil veículos Axor e Actros no Brasil, passa a estar disponível para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz e a novidade é a ampliação do serviço de rastreamento e telemática para fins de gerenciamento de risco, além de todo o controle da frota. O módulo eletrônico de rastreamento, fabricado pela Mercedes, virá de série no caminhão e o cliente optará pela contratação dos serviços de rastreamento em pacotes oferecidos, com diversas coberturas.

“Entre os grandes benefícios do FleetBoard para os transportadores destacam-se, em situações reais de uso no Brasil, a redução de até 15% do custo operacional, considerando consumo e manutenções, e também maior disponibilidade da frota, o que resulta em mais produtividade e rentabilidade para o cliente”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Marketing, Vendas e Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso atende às expectativas das empresas de transporte do nosso País, que estão se profissionalizando cada vez mais, buscando entender melhor sua frota a fim de otimizar os custos operacionais”.

A grande novidade é a parceria da Mercedes-Benz com a Zatix, uma das principais fabricantes de rastreadores e fornecedoras de serviços de monitoramento de frotas do mercado. Com a Zatix, o sistema FleetBoard passa a oferecer os serviços da plataforma Linker, página na web por onde podem ser acessados todos os dados, como a localização, o status do veículo e todos os comandos e atualizações. “O nosso compromisso é que o cliente não precise comprar o caminhão em um lugar, um sistema de gestão de frota em outro e o rastreador em um terceiro local”, destaca Leoncini. “Na Mercedes-Benz, ele encontra tudo isso, com a credibilidade de quem dispõe de amplo conhecimento e experiência no assunto. No Brasil, são mais de 3.000 caminhões Axor e Actros operando com o FleetBoard. No mundo, mais de 100.000 veículos”.

“A tecnologia do Linker monitora e localiza os veículos da frota em tempo real por meio de mapas digitais, pontos de referência e cercas eletrônicas personalizáveis, possibilitando conhecer o histórico das posições e eventos dos veículos, programar e enviar comandos e receber alertas em situações excepcionais”, explica Cileneu Nunes, presidente da Zatix.

O FleetBoard é uma ferramenta de uso amigável que propicia muitas facilidades aos clientes. O acesso aos dados e às informações da frota é muito simples, bastando apenas um computador ou telefone móvel com Internet e a contratação dos serviços. A gestão de frota é feita à distância, nos computadores dos escritórios das empresas de transportes. Também por meio de smartphones e tablets – incluindo aplicativos para iPhone e iPad – o gestor pode acompanhar o desempenho de um veículo ou de toda a frota. Ou seja, ele tem sempre à mão diversas informações, como a localização e a performance de seus caminhões, entre outras. Segundo a Mercedes, o investimento para o desenvolvimento do novo sistema foi de R$ 40 milhões.

O Brasil é o primeiro país a ter a nova geração do FleetBoard, que depois será disponibilizada para outros mercados. “Estamos muito confiantes no sucesso dessa parceria, que oferecerá diversos benefícios para os clientes, como a redução de custos operacionais e uma maior segurança nas suas operações de transporte”, avalia Sandro Azevedo, diretor comercial da Zatix.

COMMENTS