Coopercarga celebra 25 anos em atividade

Coopercarga celebra 25 anos em atividade

Cooperativa catarinense fundada em 1990 comemora longevidade e projeta estar entre os cinco maiores operadores logísticos do Brasil

Lufthansa comemora centenário do primeiro voo exclusivamente de carga na Alemanha
Porto de Paranaguá (PR) comemora 80 anos
Unidade da Mercedes-Benz em Wörth, na Alemanha, completa 50 anos

Coopercarga

A operadora logística Coopercarga comemora neste mês de fevereiro 25 anos em atividade. A cooperativa, hoje responsável pelo atendimento de mais de 60 clientes, se destaca como um dos expoentes do Transporte Rodoviário de Cargas no País e representa a geração de mais de 3.500 postos de trabalho.

Presidida inicialmente por Pedro Rogério Garcia, a cooperativa surgiu no município de Concórdia (SC) com intenção de fortalecer o segmento no Estado de origem e proporcionar benefícios aos associados por meio de compras conjuntas.

Fundada no dia 9 de fevereiro de 1990, a cooperativa contava inicialmente com o apoio de 143 pequenos empresários. As atividades iniciaram com foco no atendimento às agroindústrias da região, muito em virtude das oportunidades que o mercado local oferecia.

coopercarga-dentro-1“Eu fazia parte do grupo que iniciou as atividades, como pequeno transportador”, conta Osni Roman, atual presidente da Coopercarga. “Nosso foco era conseguir reduzir custos, efetuar compras e expandir locais de atuação, buscando alternativas de negócios também fora da nossa região. E conseguimos ampliar a área de atuação, passamos a barganhar melhor na aquisição de itens como combustível e pneus, adquirindo tudo em conjunto, para todos os cooperados. Isso foi algo que motivou e ajudou a construir o conceito de cooperativa”.

Logo no primeiro ano foi inaugurada a primeira filial fora de santa Catarina. “Meses depois já tínhamos uma unidade em São Paulo e depois em Salvador (BA). Em 1991 já tínhamos também uma unidade em Minas Gerais (MG). Por volta de 1993 já contávamos com unidades em Paranaguá (PR), Itajaí (SC) e outros locais, foi crescendo rápido. Os primeiros anos foram fundamentais. Até já existia cooperativa na época, mas havia certo preconceito, e trabalhamos bastante para fazer a Coopercarga ganhar seu espaço”, diz Roman.

coopercarga-dentro-3

Paralelamente aos avanços de suas operações em território nacional, a Coopercarga adquiriu os primeiros permissos para operar no Mercosul e também inaugurou seu primeiro posto de combustível, dois importantes marcos na trajetória da cooperativa.

Após o período que sedimentou a Coopercarga em um cenário de maior expressão, outros negócios foram incrementados ao rol de serviços apresentados ao mercado. Armazéns foram adquiridos e operações completas de distribuição urbana foram iniciadas, além de projetos logísticos especializados e personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente.

coopercarga-dentro-2Hoje com 25 anos no mercado, a Coopercarga é reconhecida como a sétima maior empresa do setor no Brasil, o que é motivo de orgulho de seu dirigente e determinante para manter em pauta o desenvolvimento originária de Concórdia.

“Nosso desafio hoje é estar entre os cinco maiores operadores logísticos do Brasil”, ressalta o dirigente.

Atualmente, a Coopergarga atua com cerca de 60 unidades localizadas no Brasil e no Mercosul, além de uma frota composta de 1,9 mil caminhões com idade média de quatro anos.

Para comemorar o aniversário, a cooperativa reunirá associados, lideranças, autoridades e parceiros em um jantar que será realizado no dia 27/2, no Clube IACC, em Concórdia.

COMMENTS