Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ) recebe autorização para operar voos com super jatos

Unidade aeroportuária é a única do Brasil autorizada a receber pouso regular do Airbus A-380 e do Boeing 747-800

Lufthansa oferecerá serviço de jatos privados também na América do Norte
Estonian Air compra quatro jatos Embraer da família E-Jets
Embraer encerra primeiro trimestre de 2013 com US$ 19,2 bi em pedidos

galeao-leilao-anac

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, da cidade do Rio de Janeiro (RJ), acaba de obter a autorização para o pouso regular do Airbus A-380 e do Boeing 747-800, maiores aviões do mundo. Com isso, a unidade aeroportuária passa a ser a primeira do Brasil autorizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a operar voos regulares com esses super jatos, também classificados como aeronaves de código F.

“Estamos muito orgulhosos de sermos o primeiro aeroporto do Brasil a receber essa certificação. Estamos em entendimentos com as tradicionais companhias aéreas que demonstraram interesse em trazer voos regulares com os gigantes aviões para as terras cariocas”, comenta Luiz Rocha, presidente da RIOgaleão, administradora do local.

Para conseguir a autorização, a empresa realizou algumas melhorias, como o alargamento dos acostamentos das pistas de pouso e decolagem e de rolamento que serão utilizadas pelo A380, aumento da equipe de brigadistas em 30%, aperfeiçoamento do plano de emergência e a aquisição de uma nova frota de caminhões de combate a incêndio do modelo Panther 6X6, considerados os mais modernos do mundo.

As intervenções permitiram a aprovação da ANAC, que elevou o nível de proteção contra incêndio existente no Tom Jobim para o índice 10, categoria mais alta no combate a incêndios. Cerca de R$ 10 milhões foram investidos nos equipamentos.

Com capacidade para até 845 passageiros, dependendo da configuração dos assentos, as aeronaves A-380 e o 747-800 são operadas por empresas como Air France, Emirates e Lufthansa.

COMMENTS