Valor do IPVA em São Paulo será 4,2% mais baixo em 2015

Valor do IPVA em São Paulo será 4,2% mais baixo em 2015

Fazenda prevê arrecadar R$ 14 bilhões com o imposto; dados foram apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

IPVA Pará 2014
Caminhão permanecerá isento de IPI até o fim de 2013
IPVA Roraima 2014

carro-zero

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo anunciou que o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) será mais baixo em 2015.

A tabela de valores venais, que será publicada hoje no Diário Oficial do Estado, aponta que os proprietários de veículos do Estado pagarão, em média, 4,2% a menos. A Fazenda prevê arrecadar R$ 14 bilhões com o IPVA em 2015.

Os dados foram apurados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que realizou levantamento de preços de 11.176 diferentes marcas, modelos e versões de veículos.

Baseando-se nos valores de mercado de setembro de 2014, a fundação identificou maior queda de preços de venda para automóveis usados, que apresentaram decréscimo de 4,6%. Motocicletas e similares reduziram 4,1%, enquanto os preços dos caminhões caíram 3,4%. Os preços de venda dos utilitários ficaram 3,9% mais baixos e os referentes a ônibus e micro-ônibus fecharam 2,2% abaixo do valor apurado no ano anterior.

As alíquotas do imposto permanecem as mesmas. Os proprietários de veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal. No caso de veículos que utilizarem álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, a alíquota é de 3%. Picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões e caminhões-trator pagam 1,5%.

Confira os vencimentos abaixo:

ipva-2015-sp

COMMENTS