Ford inaugura centro de realidade virtual para desenvolvimento de veículos

localizado em Melbourne, na Autrália, instalação conta com software de realidade virtual de ultra definição

Marcopolo compra 75% da australiana Volgren
GOL e TAM retomam voos para Argentina e Uruguai
Transmissão Allison é eleita na Australia

ford-realidade-virtual

A montadora Ford incorporou um novo laboratório de realidade virtual à sua estrutura global de desenvolvimento de veículos.

O FiVE (Ford Immersive Vehicle Environment), instalado em Melbourne, na Austrália, recebeu o VRED, um novo software de realidade virtual de ultra definição, e um sistema de detecção de movimentos similar aos utilizados na indústria de animação e games.

O novo software cria um espaço virtual de imersão quatro vezes superior à resolução de HD. O sistema ele inclui fones de ouvido de alta definição para sonoridade 3D estéreo de baixa latência. Conforme o usuário se move no ambiente virtual, pode interagir com o veículo como na vida real.

A rede global da Ford de centros dessa modalidade é composta por dois laboratórios FiVE – sendo o outro nos EUA – ligados aos centros de desenvolvimento na Alemanha, Brasil, China, Índia e México.

O sistema permite que engenheiros e designers de todo o mundo avaliem diferentes propostas de design virtual antes da construção do protótipo físico de um veículo. Suas ferramentas servem para verificar aspectos de praticidade, funcionalidade e estilo. Neste ano, essa tecnologia foi aplicada para verificar mais de 150 mil detalhes em mais de 200 protótipos de veículos virtuais construídos nos laboratórios.

“Podemos trabalhar de forma virtual no mesmo produto, lado a lado, com pessoas de todo o mundo”, comenta Todd Willing, diretor de design da Ford Ásia Pacífico. “Usando as telas de alta definição, os engenheiros e designers dos laboratórios e estúdios de design de várias partes do mundo trabalham juntos para aprimorar todos os aspectos dos veículos Ford”.

O laboratório acomoda um carro virtual completo e permite aos designers examinar e andar em volta dele, como o consumidor em uma revenda.

“O laboratório FiVE permite a modelagem virtual com um nível totalmente novo de detalhes. Podemos ver dentro e através da estrutura do veículo para verificar como tudo funciona em conjunto, a partir da arquitetura dos sistemas mecânicos e elétricos”, diz Peter Bunting, gerente de inovação digital da Ford Ásia Pacífico.

COMMENTS