Confira os trens-bala mais velozes do mundo

Confira os trens-bala mais velozes do mundo

Saiba quais são as unidades de transporte sobre trilhos mais rápidas da atualidade

Proibição do uso de carros de passeio com motor a diesel pode chegar ao fim no Brasil
Veloce Logística apresenta otimismo após aquisição
Delegacia especializada no combate ao roubo e furto de cargas é inaugurada no Paraná

trem-bala-dentro

Quando se trata de transporte ferroviário de passageiros, a Ásia e a Europa detém as malhas ferroviárias mais avançadas e com os veículos mais velozes, sendo o Japão o pioneiro na implementação do trem-bala, com o Shinkansen Série Zero, ativado em 1964. Considerado um símbolo do renascimento do Japão no Pós-Guerra, o modelo permaneceu operando por 40 anos sem ter registrado nenhum acidente, e desde então essa tecnologia vem conquistando seu espaço e hoje é um dos meios de transportes mais sofisticados e orgulho para diversos países mundo a fora.

Confira abaixo a lista dos trens mais rápidos do mundo:

CRH380, China

trem-bala-1

O trem CRH380, em suas diferentes versões, é capaz de atingir velocidades de até 450 km/h em suas quatro rotas que passam por cidades como Pequim, Xangai, Nanjing e Guangzhou.

Maglev Xangai, China

trem-bala-2

A linha liga o Aeroporto Internacional de Pudong à estação de metrô de Longyang Road, o Trem Magleveste, de levitação magnética, atinge velocidade máxima comercial de 430 km/h e faz o percurso de 30 quilômetros em apenas sete minutos, embora possa chegar a bem mais de 500 km/h. Essa velocidade máxima é atingida em dois minutos a partir da partida do trem, mantém-se por apenas três minutos e a partir daí desacelera para a chegada na plataforma.

ICE 3, Alemanha

trem-bala-3

A linha InterCity Express (ICE3) corre entre Franfkurt e Colônia, no Vale do Reno, e entre Munique e Nuremberg, na Bavária, com nove linhas que atingem velocidades de até 320 km/h.

Sinkansen E5, Japão

trem-bala-4

Com o formato bico de pato em sua dianteira, o trem japonês mais rápido opera a até 320 km/h na linha de 670 km entre Tóquio e Aomori, no norte da ilha de Honshu.

TGV POS, França

trem-bala-5

Nação pioneira na criação de trens de alta velocidade, a primeira versão desta unidade começou a operar em 1981.Hoje, os TGV POS operam em duas linhas, no leste e no oeste da França, com velocidades que atingem 320 km/h em operações normais e até 575 km/h em testes, a maior velocidade registrada para um trem.

AVE Series 103, Espanha

trem-bala-6

O trem bala vai de Madri a Barcelona em 2h40, atingindo 310 km/h durante a viagem. Nas últimas décadas, a Espanha passou da fama de ter um dos piores transportes ferroviários da Europa para uma rede moderna de trens de alta velocidade que une as grandes cidades do país.

Sancheon KTX2, Coreia do Sul

trem-bala-7

O trem de alta velocidade Sancheon KTX2 efetua o trajeto entre Seul e as cidades portuárias de Musan e Mokpo. Construídos pela Hyundai, os trens operam a velocidades de até 305 km/h , com a capacidade de chegar a 350 km/h.

ETR 500 Frecciarossa e ETR 575 AGV, Itália

trem-bala-8

A Itália oferece dois serviços de trens de alta velocidade nos mesmos trilhos: o Frecciarossa (Flecha Vermelha), público, e o Automotrice à Grande Vitesse (AGV), privado. Os trens conectam Turim, Milão, Roma, Nápoles e Veneza a velocidades maximas de 300 km/h, com recordes de 340 km/h para o Frecciarossa e 360 km/h para o AGV.

Eurostar Class 373, Inglaterra, França e Bélgica

trem-bala-9

O trem Eurostar é o jeito mais prático de fazer o trajeto entre Londres e Paris, pelo Eurotunel, abaixo do Canal da Mancha. O trem opera a velocidades máximas de 300 km/h.

THSR 700T, Taiwan

trem-bala-10

Esses trens percorrem o litoral oeste da ilha entre a capital, Taipei, e a cidade industrial de Kaohsiung. Exportados do Japão, os trens THSR 700 T levam 1 mil passageiros operando a velocidades de até 300 km/h.

COMMENTS