Portos brasileiros movimentam 460 milhões de toneladas de cargas no 1º semestre de 2014

Portos brasileiros movimentam 460 milhões de toneladas de cargas no 1º semestre de 2014

Resultado obtido de janeiro a junho corresponde a um crescimento de 5%, em comparação com o mesmo período no ano passado

ANTAQ define regras sobre fiscalização da prestação de serviços portuários
Petrobras vai construir terminal portuário no Espírito Santo
Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR) anuncia plano de investimento de R$ 1,1 bi

porto-sao-francisco

Segundo a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), a movimentação de cargas pelo setor portuário no Brasil ao longo do primeiro semestre de 2014 subiu aproximadamente 5% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Ao todo, foram 460 milhões de toneladas, das quais 167 milhões passaram por portos organizados (alta de 6%) e quase 293 milhões por terminais de uso privado.

Considerando os portos públicos, os de Santos (SP), Itaguaí (RJ) e Paranaguá (PR) apresentaram maior volume. Já entre os privados, destacam-se Ponta da Madeira (MA), Tubarão (ES) e Almirante Barroso (RJ).

Em relação aos produtos transportados, o minério de ferro foi o mais expressivo, com 160 milhões de toneladas movimentadas. Combustíveis, óleos minerais e produtos somaram quase 100 milhões de toneladas, enquanto a carga conteinerizada somou 46 milhões de toneladas.

As importações por via marítima cresceram que as exportações: acréscimo de 9% e de 5%, respectivamente. Por outro lado, o volume de produtos comercializados para o exterior foi mais elevada, apresentado 259 milhões de toneladas contra 78 milhões vindas de outros países.

A agência também divulgou que a navegação de cabotagem atingiu 70 milhões de toneladas de cargas, com alta de 1,7% no primeiro semestre deste ano se comparado ao mesmo período de 2013.

COMMENTS