Governo de SP entrega Rodoanel Leste faltando ligação com a Dutra

Governo de SP entrega Rodoanel Leste faltando ligação com a Dutra

Via liga o trecho Sul, em Mauá, no ABC Paulista, à Rodovia Ayrton Senna, cortando as cidades de Ribeirão Pires, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba Arujá, em um trajeto total de 43,5 quilômetros. A partir desta quinta (04/07), a Artesp vai liberar 37,7 quilômetros, que equivalem a 81,6% da obra total. Ficarão faltando os 5,8 quilômetros até a Dutra. Pedágio será de R$ 2,10, mas não tem previsão para começar a ser cobrado

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O Portal Transporta Brasil acompanhou com exclusividade hoje a entrega de 81,6% das obras do trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, via que liga o trecho Sul, com acesso ao Sistema Anchieta-Imigrantes, a diversos municípios do Alto Tietê e à Rodovia Ayrton Senna. O projeto completo do trecho Leste compreende um total de 43,5 quilômetros de pistas, mas a entrega das obras ao público vão ficar devendo o trecho final, de quase seis quilômetros, e a ligação à Rodovia Presidente Dutra.

As obras do trecho Leste do Rodoanel, realizadas pela concessionária SPMar, tiveram início em agosto de 2011 e estavam prevista para março deste ano. Os dias em atraso geraram multas à concessionária. Mesmo assim, o trecho não será entregue por completo. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, a previsão é que a parte final, chegando à via Dutra, fique pronta em até 60 dias e seja entregue no segundo semestre.

A estimativa da Artesp, agência reguladora dos transportes no Estado de São Paulo, é que o segmento de pouco mais de 80% entregue do trecho Leste do Rodoanel receba diariamente um tráfego de 33,2 mil veículos, sendo a metade de caminhões e veículos de carga.

O projeto para a construção da via custou um total de R$ 3,6 bilhões e o trecho Leste vai fazer a ligação entre o trecho Sul, que liga as rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Anchieta e Imigrantes, à região do Alto Tietê, chegando até Arujá e passando por Mauá, Itaquaquecetuba, Suzano, Ribeirão Pires e Poá, beneficiando o transporte de cargas da região e dando vazão ao fluxo de veículos com demanda para as regiões atendidas.

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“A concessionária SPMar doou viaturas e equipamentos para a Polícia Militar e já temos um esquema especial de policiamento para este trecho do Rodoanel. O governo está de olho na questão da segurança e nos próximos dias deveremos ter a instalação das antenas de telefonia celular, para garantir a cobertura telefônica e o rastreamento dos caminhões”, disse Geraldo Alckmin na coletiva de imprensa.

A Artesp informou que a tarifa de pedágio prevista para as quatro praças de cobrança do trecho Leste será de R$ 2,10, mas ainda não há data certa para o começo da cobrança. Segundo a diretora Geral da Agência, Karla Bertocco, o começo da cobrança do pedágio depende de diversos detalhes a serem cuidados pela concessionária, como a finalização da sinalização, dos postos de atendimento, dos telefones de apoio ao usuário e de outros itens de segurança e visibilidade. “Isso não deve levar mais de um mês, mas ainda não temos a data exata para o início da cobrança do pedágio aqui no trecho Leste”, disse a executiva à reportagem do Portal Transporta Brasil.

O trecho Leste do Rodoanel consumiu, durante sua construção, um total de 50 mil toneladas de aço, 198 mil metros de vigas pré-moldadas, 171 mil metros cúbicos de asfalto e utilizou 1800 caminhões, tratores e outras máquinas e equipamentos.

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A via é a maior do Brasil em extensão suspensa, com mais de 27 quilômetros de viadutos e pontes, o dobro da extensão da Ponte Rio-Niterói. A obra contou com o esforço e o suor de 12 mil trabalhadores.

Segundo o governo do Estado, o trecho Leste do Rodoanel abre suas pistas para utilização do público geral nesta sexta-feira, dia 04 de julho, em horário não definido, após a vistoria da Artesp.

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