Editorial

Dia de São Cristóvão: data para refletir

Comemoração do padroeiro do transportador vale como reanálise da importância da profissão que movimenta o País

25/7/2014

15h23

Redação

Entre em contato

No último dia 25 de julho, a igreja católica comemorou o dia de São Cristóvão, padroeiro dos transportadores e dos viajantes. Você, que transporta o Brasil, sabe quem foi este homem e o que ele representa?

Segundo a lenda grega que data do século V, Cristóvão – nome que significa “aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo” – foi um gigante que tinha mania de grandeza. Servindo um rei influente, que supunha ser o maior da terra, Cristóvão o deixou ao se colocar à disposição de Satanás, quando soube que este era maior e mais poderoso que seu amo.

Logo soube que Jesus era muito superior ao demônio quando, por meio de um eremita, descobriu que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão decidiu abandonar a sua mania de grandeza e se dedicar totalmente aos seus semelhantes. Então, sabendo da sua grande força, resolveu se instalar na beira de um rio, com a finalidade de ajudar a atravessar de uma margem a outra aqueles que disso necessitavam.

Uma noite um menino pediu a Cristóvão que o transportasse à outra margem do rio. Apesar de exausto, resolveu levar o menino, que a princípio era leve, mas foi se tornando cada vez mais pesado, tanto que o gigante precisou de um cajado para conseguir fazer a travessia. Quando chegaram, Cristóvão falou que se sentia como se houvesse transportado todo peso do mundo. Foi aí que lhe disse o menino:

– Tiveste às costas, mais do que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves.

Dadas as proporções da lenda, é justamente esta a importância do transportador. Este profissional, que carrega diariamente todo o fardo do País, tem o poder de fomentar o abastecimento, produção, mobilidade, consumo, desenvolvimento econômico e todo tipo de atividade imaginável.

Além de uma data comemorativa, este foi um dia para reflexão. Não apenas para o transportador, mas para toda a sociedade, que é e sempre será dependente desta profissão. Que este dia 25 de julho, como todos os outros dias do ano, tenha sido um valoroso exercício de renovação, de mudança de mentalidade no sentido de buscar alternativas para tornar esta atividade cada vez mais prática, acessível, qualificada e valorizada como deve ser.

Seja operando caminhão, ônibus, táxi, motocicletas ou qualquer outro meio de transporte, o Portal Transporta Brasil parabeniza e agradece todos os motoristas do País pelo nobre trabalho que exercem.

  • tv transporta brasil

    TVTRANSPORTABRASIL
  • Publicidade

  • Articulistas

    Brasil necessita de soluções e pensamento estratégico para alavancar setor de transporte logístico

    Edésio de Campos Horbylon Neto é diretor superintendente da 3T Systems, do Grupo José Alves. Graduado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, possui especialização MBA em Estratégias de Gestão em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O executivo acumula passagem na Autotrac, Texaco do Brasil e Xerox do Brasil.

    Fraude no Controle de Emissões de Veículos Diesel cresce no País

    Artigo exclusivo do diretor da AFEEVAS, Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Controle de Emissões de Poluentes da América do Sul, para o Portal Transporta Brasil, alerta para o problema da pirataria para driblar o uso do Arla 32

  • Publicidade

  • Publicidade

  • Bolsa de Valores – ADVFN

  • Redes Sociais

    Facebook