Portos do Paraná registram crescimento de 15% na movimentação do 1º trimestre

Ao todo, as unidades de Paranaguá e Antonina atingiram juntas a marca de 11 milhões de toneladas movimentadas

Porto de Paranaguá (PR) chega a 16,8 milhões de toneladas de granéis sólidos exportadas no ano
Portos paranaenses fecham setembro com 35 milhões de toneladas movimentadas
Governo do Paraná torna-se proprietário de duas áreas do Porto de Antonina

paranagua-lacre-eletronico

Segundo a administração dos portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, a movimentação de cargas nas duas unidades juntas atingiu a marca das 11 milhões de toneladas neste primeiro trimestre de 2014. O volume é 15% maior do que o registrado no mesmo período no ano passado.

A exportação de soja é o destaque das operações, que já é 157% superior à consolidada nos três primeiros meses de 2013, totalizando 2,7 milhões de toneladas exportadas. Já a exportação de farelo de soja apontou acréscimo de 8%, com 883,7 mil toneladas.

Representado com um milhão de toneladas de janeiro a março deste ano, a exportação de açúcar registrou alta de 19% em relação ao primeiro trimestre de 2013. A exportação de veículos também chamou atenção. Neste ano está 115% maior do que o registrado em 2013. Até agora, foram exportados 14,8 mil unidades de veículos, contra 6,9 mil no mesmo período de 2013. Na importação, a alta dos veículos foi de 3%, totalizando 16,3 mil unidades importadas.

Ainda entre os produtos importados, outro destaque foi o fertilizante – 2,2 milhões de toneladas até agora, o que representa alta de 8%.

Com informações da Agência Paraná de Notícias

COMMENTS