Walmart desenvolve projeto de caminhão híbrido “super flex”

Walmart desenvolve projeto de caminhão híbrido “super flex”

Em parceria com outras empresas, rede de supermercados projeta veículo mais leve e que, além da energia elétrica, pode rodar utilizando diesel, biodiesel, gás natural, entre outros combustíveis

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A rede de supermercados Walmart inovou no âmbito do transporte e logística ao apresentar recentemente um veículo alternativo. Desenvolvido pela própria empresa, em parceria com a fabricante de caminhões Peterbilt, a companhia de implementos Great Dane Trailers e a especialista em geradores de energia Capstone Turbine.

Apresentando um design e um conceito bastante inovadores, o WAVE (ou no original em inglês, Walmart Advanced Vehicle Experience) tem como conceito primordial ser mais leve e aproveitar o combustível com mais eficiência do que os outros caminhões. Além disso, o veículo apresenta uma vasta compatibilidade com diferentes tipos de combustíveis: diesel, biodiesel, gás natural, entre outros. Ele é alimentado por uma microturbina de powertrain, que é a região do motor que entra em contato com o óleo. Vale ressaltar que o WAVE também funciona com energia elétrica, mas deve ser constantemente carregado, pois não é capaz de andar desse modo por muitos quilômetros.

De acordo com a empresa, a cabine é pelo menos 20% mais aerodinâmica do que as cabines dos veículos atuais do Walmart. O assento do motorista está localizado bem no centro da cabine, que por sua vez conta com um espaço de descanso para o condutor, localizado logo atrás do banco frontal. Além disso, dois monitores LCD auxiliam o motorista no trajeto.

O WAVE é composto quase por inteiro por fibras de carbono, diminuindo drasticamente seu peso e consequentemente rendendo mais espaço para transportar maiores cargas. O implemento de carbono, segundo a companhia, mede 53 pés.

Os testes já foram iniciados, porém, o Walmart não divulgou quando o WAVE se tornará parte real da frota de caminhões da empresa.

Atualmente, o Walmart possui mais de sete mil caminhões em sua frota principal só nos EUA, país de origem da empresa.

Confira o vídeo sobre o projeto:

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