Mês de janeiro é o melhor da história em venda de veículos no Brasil

Até 29/1, os licenciamentos de carros, caminhões e ônibus já estavam perto das 285 mil unidades; até o fechamento oficial, especialistas estimam crescimento de % a 3% em relação ao desempenho do primeiro mês de 2013

Câmara de SP aprova fim de multa para quem desrespeita rodízio da cidade
Toyota já vendeu mais de 4,6 milhões de híbridos no mundo
Segmento de reposição de peças automotivas fatura R$ R$ 105,84 bi em 2014

montadoras

Os resultados parciais de janeiro apontam que tenha sido o melhor primeiro mês da história nas vendas de veículos no Brasil. Até 29/1, os licenciamentos de carros, caminhões e ônibus já estavam perto das 285 mil unidades, o que representa um crescimento de 1,9% em relação ao desempenho do mesmo mês de 2013.

Tradicionalmente um mês fraco, as empresas comemoram o bom resultado de janeiro. Porém, o resultado não indica tendência, pois foi puxado por uma situação passageira, que é a busca dos consumidores pelos últimos veículos em estoque com alíquota menor do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializado).

Alguns analistas defendem que o consumo tende a perder força quando o mercado contar somente com os automóveis com preço reajustado pela recomposição do tributo, ou pela instalação obrigatória, também a partir deste mês, de novos equipamentos de segurança – airbags e freios ABS.

Após fechar a primeira quinzena um pouco acima de 15 mil unidades, a média diária dos emplacamentos caiu para 12 mil carros nos dias seguintes, contrariando o habitual aumento dos licenciamentos nas últimas semanas do mês.

Quando saírem os números oficiais, acredita-se que as vendas de carros e utilitários leves (sem contar os resultados de caminhões e ônibus) fecharão janeiro acima de 300 mil unidades, o que poderá resultar um crescimento de 1% a 3% em relação ao desempenho de janeiro de 2013.

COMMENTS