Serviço de inspeção e pós-produção automotiva da GEFCO completa um ano

Serviço de inspeção e pós-produção automotiva da GEFCO completa um ano

Companhia prevê encerrar 2013 com 160 mil trabalhos de checagem e instalação de acessórios realizados em automóveis Peugeot e Citroën; fabricante de caminhão pode ser futura cliente

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A operadora logística GEFCO está comemorando um ano de fornecimento dos serviços de PDI (Inspeção Pré-Entrega) e PPO (Operações de Pós-Produção) para a PSA Peugeot, realizados na unidade de Porto Real (RJ). Com os resultados positivos, a companhia já negocia ampliar carteira com mais clientes, incluindo montadoras de caminhões. As operações no local já representam 6% do faturamento da empresa no País.

Após a expansão realizada em 2012, a unidade em Porto Real ganhou um local de 2,6 mil m² dedicado às operações de pós-produção e preparação de carros, sendo que este é o maior ateliê entre os 80 centros do grupo no mundo que realizam serviços dedicados a veículos acabados. O pátio de 694 mil m² conta com 27.898 vagas. Para a inclusão dessas atividades, foi investido R$ 1 milhão.

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Atualmente, o local inspeciona 100% dos veículos Citroën e cerca de 30% de automóveis Peugeot, com a possibilidade de ampliar para 60% até o final do ano. Em 2012, mais de 17 mil automóveis passaram por serviços de pós-produção e quase 27 mil receberam inspeção. A expectativa para este ano é encerrá-lo com 20 mil operações consolidadas de PPO e mais 140 mil de PDI.

O serviço de Inspeção Pré-Entrega da GEFCO teve início com capacidade de preparação de 50 carros por dia em apenas dois modelos Citroën – C4 Hatch e C4 Pallas. Atualmente, é possível preparar até 520 carros diariamente. A operadora se encarrega dos testes dinâmicos, da remoção de revestimentos de proteção, lavagem, testes mecânicos e elétricos e do controle final de qualidade.

Já as Operações de Pós-Produção consistem na instalação de acessórios ou opcionais, gravação de janelas e programação de alarmes. Os serviços são adaptados e personalizados para cada montadora, de acordo com suas operações.

Segundo Patrik Bonaly, Diretor Geral da GEFCO no Brasil, o intuito desses serviços é basicamente entregar o carro pronto para venda. “Sendo assim, as concessionárias deixariam de realizar essas operações de inspeção e instalação de acessórios opcionais para se preocupar exclusivamente com a venda do veículo, uma vez que manter uma estrutura de grande porte e em vários locais do País tem sido bastante oneroso. Com isso, o cliente permanece em contato com apenas um fornecedor para toda a sua operação logística”, explica.

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“Aqui, o carro sai pronto para o cliente. As concessionárias ficam somente focadas na tarefa de vendê-los”, comenta André Bortolotto, Diretor de Operações Logísticas Automotivas da GEFCO. “Esta é uma nova tendência do mercado, que coloca a empresa como gestora da engenharia logística, através de investimentos em inteligência, que integra tecnologia e quarteiriza fornecedores (transportadores e armazéns, por exemplo)”.

A empresa ainda deve investir mais R$ 8 milhões para ampliar capacidade da unidade de Porto Real, porém, ainda não há previsão.

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