Comissão aprova Programa Nacional do Passe Livre Estudantil

Isenção total do pagamento de transporte público coletivo valerá para alunos dos ensinos público e privado

Câmara aprova isenção de tarifa para morador de município com pedágio
Câmara aprova liberação do pedágio para retardo no atendimento
Prazo de prescrição de cinco anos para multas de trânsito é aprovado na Câmara

destaque-onibus-man-sbcA Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (21/8) o projeto 79/11, que cria o Programa Nacional do Passe Livre Estudantil. A isenção total do pagamento de transporte público coletivo valerá para alunos dos ensinos público e privado.

De acordo com a proposta, a União, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), vai conceder subvenção financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que aderirem ao programa. O repasse dos recursos financeiros será calculado com base no número de alunos beneficiados pelo programa, observada a contrapartida do município ou do Distrito Federal.

O deputado Washington Reis (PMDB-RJ), relator da proposta na comissão, disse que alguns pontos podem ser questionados no texto. O primeiro é a capacidade de o FNDE arcar com esse novo ônus que lhe é atribuído, o que deverá ser analisado pela Comissão de Finanças e Tributação. O segundo é a imposição de tarefas ao Conselho Deliberativo do FNDE, o que pode ser considerado inconstitucional em uma proposta de iniciativa parlamentar. Essa análise deverá ser feita pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O projeto prevê que o conselho deverá, anualmente, definir a forma de cálculo dos repasses; o valor a ser repassado ao Distrito Federal e ao município; a periodicidade dos repasses; e as instruções necessárias à execução do programa.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pelas comissões de Educação; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

COMMENTS