MAN Latin America e Petrobras estudam novas tecnologias em motores e combustíveis

Engenharias das duas empresas vão se dedicar a desenvolver combustíveis e motores capazes de atender às demandas de uma mobilidade sustentável, incluindo novas legislações

BP avança no segmento de biocombustíveis
CNT e Sest Senat lançam manual para melhor uso do diesel
Preço médio do biodiesel em leilões da ANP cai 12,7% em relação ao ano passado

man-motores-petrobras

A montadora MAN Latin America, fabricante de veículos das marcas Volkswagen e MAN, e a Petrobras anunciaram que começarão a estudar novas tecnologias em combustíveis e motores com testes em bancada.

Os primeiros exames serão realizados em laboratório recém-inaugurado pelo Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento), em Curitiba (PR), e desenvolvido com investimento de R$ 6 milhões da Petrobras.

O projeto é o primeiro resultado do convênio tecnológico entre as duas empresas, firmado em 2011.

Com a parceria, testes realizados pelo Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras) utilizarão motores MAN como base para pesquisa e desenvolvimento de novos combustíveis. Nesta fase, os motores adotados são o MAN D08 e o MAN D26, que muitos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN.

As engenharias das duas empresas vão se dedicar a desenvolver combustíveis e motores capazes de atender às demandas de uma mobilidade sustentável, incluindo novas legislações. O foco estará na pesquisa de soluções que propiciem aumento de eficiência energética e diminuição dos níveis de emissão de poluentes, além do aprimoramento no uso de fontes renováveis de energia.

COMMENTS