Sistema dutoviário passa a ligar Refinaria de Paulínia (SP) ao Terminal de Ribeirão Preto (SP)

Primeira transferência de carga de etanol via duto entre as unidades foi realizada nesta terça-feira (25/6)

Tuper fornecerá tubos de aço para construção de gasoduto em Santa Catarina
Governo de São Paulo e Uniduto firmam acordo de cooperação para contrução de alcoolduto
Brasil exporta sistema de detecção de vazamento em dutos

br-duto-pauliniaA Petrobras anunciou que foi realizada na terça-feira (25/6) a primeira transferência de etanol hidratado nas instalações da Logum Logística, por meio de um duto que será operado pela Transpetro. A instalação tem 24 polegadas de diâmetro e liga o Terminal Terrestre de Ribeirão Preto (SP) à Refinaria de Paulínia (SP), a uma distância de 206 quilômetros.

Prevista para o mês de julho, a operação comercial definitiva desse ativo permitirá a venda do etanol hidratado em Paulínia ou a sua transferência, por meio de outros dutos, para Barueri (SP) e para o Rio de Janeiro.

O etanol hidratado é destinado à venda para o consumidor final, nos postos de combustíveis, para utilização em veículos.

Esta é a primeira etapa de um empreendimento que integra o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), estimado em R$ 7 bilhões, constituído de modais dutoviário e hidroviário. A iniciativa permitirá a coleta de etanol dos centros produtores, principalmente dos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e o transporte do combustível até os grandes centros consumidores do Sudeste do País, permitindo inclusive cabotagens e exportações.

COMMENTS