Combustíveis & Energia

Sistema dutoviário passa a ligar Refinaria de Paulínia (SP) ao Terminal de Ribeirão Preto (SP)

Primeira transferência de carga de etanol via duto entre as unidades foi realizada nesta terça-feira (25/6)

27/6/2013

14h04

Victor José, repórter do Portal Transporta Brasil

Entre em contato

br-duto-pauliniaA Petrobras anunciou que foi realizada na terça-feira (25/6) a primeira transferência de etanol hidratado nas instalações da Logum Logística, por meio de um duto que será operado pela Transpetro. A instalação tem 24 polegadas de diâmetro e liga o Terminal Terrestre de Ribeirão Preto (SP) à Refinaria de Paulínia (SP), a uma distância de 206 quilômetros.

Prevista para o mês de julho, a operação comercial definitiva desse ativo permitirá a venda do etanol hidratado em Paulínia ou a sua transferência, por meio de outros dutos, para Barueri (SP) e para o Rio de Janeiro.

O etanol hidratado é destinado à venda para o consumidor final, nos postos de combustíveis, para utilização em veículos.

Esta é a primeira etapa de um empreendimento que integra o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), estimado em R$ 7 bilhões, constituído de modais dutoviário e hidroviário. A iniciativa permitirá a coleta de etanol dos centros produtores, principalmente dos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e o transporte do combustível até os grandes centros consumidores do Sudeste do País, permitindo inclusive cabotagens e exportações.

  • CONTEÚDO DE REFERÊNCIA
  • Publicidade

  • Articulistas

    Férias sim, acidentes não! Vá e volte!

    O Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr., articulista do Portal Transporta Brasil, médico especialista em Medicina de Tráfego e diretor da ABRAMET, aborda pontos importantes para este período de férias, quando as estradas estão cheias e a atenção deve ser redobrada para se evitarem acidentes

    Direitos dos passageiros em caso de atrasos ou cancelamentos de voos

    Neste artigo, a advogada da Área de Compliance do Vigna Advogados Associados, Drª Monique de Cássia Silva Aguina, traz uma análise sobre os direitos dos passageiros em relação a problemas com seus voos

  • Publicidade

  • Publicidade

  • Bolsa de Valores – ADVFN

  • Redes Sociais

    Facebook