Via Dutra completa 62 anos neste sábado (19)

Distância de 405 quilômetros entre São Paulo e Rio de Janeiro é percorrida em seis horas atualmente, frente às 12 horas gastas em 1948

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No próximo sábado, 19 de janeiro, a Rodovia Presidente Dutra, ou simplesmente Via Dutra, completa 62 anos de operação. Desde sua inauguração, a rodovia, por onde hoje é transportado cerca de 50% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, passou por transformações que acompanharam o crescimento populacional e econômico do País, e por sua vez, foi fundamental para o desenvolvimento dos municípios por ela servidos.

Hoje, cerca de 23 milhões de pessoas em 36 municípios, levando em conta as capitais São Paulo e Rio de Janeiro, habitam no entorno da rodovia.

Inauguração reduz tempo de viagem pela metade

No dia 19 de janeiro de 1951, quando foi inaugurada pelo Presidente da República, general Eurico Gaspar Dutra, em solenidade realizada na altura de Lavrinhas (SP), a então BR-2, nova rodovia Rio-São Paulo, ainda não estava completamente pronta, mas já permitia o tráfego de veículos entre, a então Capital Federal, Rio de Janeiro e o pólo industrial de São Paulo.

Dos seus 405 quilômetros atuais, 339 estavam concluídos com todos os serviços de terraplenagem e 115 obras de arte especiais (trevos, viadutos, pontes e passagens inferiores). Faltava, porém, a pavimentação de 60 quilômetros entre Guaratinguetá (SP) e Caçapava (SP) e seis quilômetros em um pequeno trecho situado nas proximidades de Guarulhos (SP).

A BR-2 contava com pista simples, ou “pista singela” como tratavam os técnicos, operando em mão-dupla, em quase toda sua extensão. Em dois únicos segmentos havia pistas separadas para os dois sentidos de tráfego: nos 46 quilômetros compreendidos entre a Avenida Brasil e a garganta de Viúva Graça (hoje, Seropédica), no Rio de Janeiro, e nos 10 quilômetros localizados entre São Paulo e Guarulhos, no trecho paulista.

A nova rodovia foi construída com as mais modernas técnicas de engenharia da época e com equipamentos especialmente importados o que permitiu a redução da distância rodoviária entre as duas capitais em 111 quilômetros. Sua concepção avançada permitiu, ainda, a suavização de curvas, aclives e declives. Essa soma de fatores resultou na redução do tempo de viagem, de 12 horas, em 1948, para 6 horas.

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