Porto de Santos bate recorde de movimentação de cargas em 2012

Porto de Santos bate recorde de movimentação de cargas em 2012

Porto registrou movimentação recorde de 104,5 milhões de toneladas e 3,1 milhões de Teus superando previsão da Codesp

Portaria aprova Regimento Interno do Fórum Permanente para o TRC
Protege testa carro-forte menor e mais leve
Argius recebe da L’Oréal o Prêmio Excelência em Transportes

O porto de Santos (SP) registrou um crescimento acima do esperado para 2012, batendo o recorde de 104,5 milhões de toneladas movimentadas, alta de 7,6% sobre o ano anterior. A previsão inicial da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) era encerrar em 103 milhões de toneladas.

No ano passado, Santos avançou também na participação na balança comercial. Saiu de 24,6% para 25,8% de representação. As trocas comerciais pelo cais santista alcançaram o valor de US$ 120 bilhões, ante US$ 118,2 bilhões em 2011.
As exportações saltaram 14,4%, para 71,9 milhões de toneladas. Já as importações caíram 5%, fechando em 32,5 milhões de toneladas.

As cargas de destaque foram, mais uma vez, as commodities, que permanecem com altos preços no mercado internacional. Notadamente, os embarques de soja e milho. Segundo a Codesp, as vendas externas de soja em grãos superaram as expectativas, com alta de 14,8%, para 11,2 milhões de toneladas. Quase 80% desse volume teve como destino a China, que concentra o maior parque industrial de esmagamento do produto. “A combinação entre preços internacionais elevados, em virtude das quebras de safras ocorridas em importantes países produtores, Estados Unidos e Argentina, e uma excepcional safra brasileira, especialmente na região Centro-Oeste, responsável por cerca de 83% da soja escoada por Santos, foi determinante para esse resultado”, divulgou a estatal.

As exportações de açúcar caíram 0,9%, para 16,7 milhões de toneladas. A queda foi resultado de chuvas intensas que comprometeram a colheita e as operações de embarque.

A carga geral, que inclui a movimentação de contêineres, chegou a 38 milhões de toneladas. Apenas em contêineres, foram movimentados 3,1 milhões de Teus (unidade padrão relativa a um contêiner de 20 pés), alta de 6,2%.

COMMENTS