Veículos lentos que dificultem ultrapassagem poderão ser multados

Infração será considerada grave e punida com multa de R$ 127 e cinco pontos na carteira de motorista

Consórcio do Actros vende 200 cotas em 18 dias
Metalesp apresenta nova linha de tanques
Ford inaugura centro de distribuição de peças em Gravataí (RS)

Os motoristas de veículos lentos (como caminhões carregados), quando em fila, serão obrigados a manter distância suficiente entre si para que os demais veículos se intercalem na fila com segurança e possam ultrapassá-los, de acordo com proposta aprovada na Câmara dos Deputados.

A infração será considerada grave e punida com multa de R$ 127 e cinco pontos na carteira de motorista.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Jaime Martins (PR-MG), para o Projeto de Lei, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT). O projeto original estabelecia uma distância mínima de 80 metros entre veículos lentos que trafegam em fila.

“Apesar de concordamos com o mérito da proposta, não nos parece adequado determinar uma distância única para todas as situações, de forma que possam ser consideradas as condições da pista, do tráfego, da visibilidade, do clima, entre outras. Ademais, o estabelecimento de uma distância exata, especialmente no caso de veículos em movimento, seria medida de difícil constatação e comprovação, o que poderia comprometer a eficiência da fiscalização”, justificou o relator.

O Código de Trânsito já prevê a distância de segurança entre os veículos lentos que trafegam em fila, mas não fixa punição em caso de desrespeito à norma.

COMMENTS