Totti larga dos boxes, vence e é campeão brasileiro de Fórmula Truck

Totti larga dos boxes, vence e é campeão brasileiro de Fórmula Truck

Paranaense é o oitavo piloto a conquistar o título. Disputa pelo título do campeonato de marcas da Fórmula Truck terá definição na etapa de Brasília, no dia 09 de dezembro. Mercedes-Benz lidera a tabela

Iveco vai expandir a rede
Effa Motors espera forte crescimento em 2010
Portaria aprova Regimento Interno do Fórum Permanente para o TRC

O paranaense Leandro Totti conquistou neste domingo (11), o título de campeão do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A bordo de seu caminhão Mercedes-Benz e largando dos boxes, depois de todos os adversários, o piloto da ABF Racing Team venceu o GP Crystal, nona e penúltima etapa, no Autódromo Internacional de Curitiba.

Foi sua quinta vitória na temporada, a nona na carreira iniciada em 2003.

Totti conquistou em Curitiba, 45 pontos de vantagem sobre Felipe Giaffone, deixando apenas 32 pontos para serem conquistados na última etapa, marcada para dia 9 de dezembro em Brasília, se tornando matematicamente o vencedor. Giaffone da RM Competições, que levou seu MAN-Volkswagen ao terceiro lugar, assegurou também o vice-campeonato, já que abriu 34 pontos sobre o pernambucano Beto Monteiro, terceiro na pontuação, que não pontuou em Curitiba por conta de um acidente na primeira volta da corrida.

O paulista Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthians Motorsport, liderou o maior número de voltas da corrida e terminou em segundo lugar. A MAN-Volkswagen levou dois de seus pilotos ao pódio, além de Giaffone, a marca pontuou com André Marques, em quarto. Valmir “Hisgué” Benavides, da Scuderia Iveco, completou o grupo dos cinco primeiros colocados na corrida, marcada por três intervenções do Pace Truck.

A disputa pelo título do campeonato de marcas da Fórmula Truck terá definição na etapa brasiliense. A Mercedes-Benz, líder, chegou a 340 pontos, contra 315 da segunda colocada Volkswagen. A disputa pelo terceiro lugar vai confrontar a Iveco, que tem 183, a Volvo, com 157, e a Scania, que chegou aos 141, o máximo possível a uma marca em cada corrida é de 62 pontos. A Ford, que ocupa o sexto lugar na tabela de pontos, soma 18.

A temporada de 2012 é a 17ª da história do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Totti, oitavo piloto a comemorar um título na categoria, fez com que o Paraná alcançasse São Paulo em número de campeonatos conquistados, cada estado teve seus pilotos campeões sete vezes. Foi a quinta vez que a Mercedes-Benz levou um de seus pilotos ao título nacional, mesmo número da Scania, até então líder isolada dessa estatística.

COMMENTS