Autônomo do RS é o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil

Autônomo do RS é o Melhor Motorista de Caminhão do Brasil

Competição da Scania ultrapassou a marca dos 47 mil inscritos nesta edição e sagrou os campeões neste fim de semana, em São Paulo. Autônomos dominaram o pódio

Câmara estuda nova definição legal para a atividade de transportador rodoviário autônomo
Tokio Marine lança seguro para o pequeno transportador
Câmara debate consequências da regulamentação da profissão de motorista

A Competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, promovida pela Scania, sagrou seus campeões neste fim de semana em São Paulo, durante uma disputada final com os 24 melhores colocados entre os mais de 47 mil inscritos desde a etapa inicial.

O campeão foi Vinícius de Moraes, caminhoneiro autônomo de 35 anos com 14 anos de estrada que transporta cargas entre o Brasil e o Mercosul, trabalhando como agregado para a transportadora Expresso Hércules. Casado e pai de um filho, Vinícius se tornou caminhoneiro para seguir os passos de seu pai e conta que a competição mudará a sua vida. Ele é natural de Sertão, no Rio Grande do Sul.

“Da competição, levarei os ensinamentos de direção segura, econômica e responsável, preservação do meio ambiente e os outros conceitos que nos foram passados durante as etapas. Fico muito feliz com este momento e agradeço demais à Scania, que é uma empresa que ajuda a valorizar os motoristas de caminhão no Brasil”, disse o campeão, emocionado, na entrevista logo após a conquista.

No pódio, outros dois autônomos: Fabiano Medeiros da Silva, de 32 anos, da cidade paranaense de Munhoz de Melo, foi o segundo colocado. O terceiro, vindo do Rio de Janeiro, foi Jorge Pereira de Araújo, de 39 anos.

A competição viajou o Brasil entre o primeiro e o segundo semestre do ano, em suas 12 etapas regionais, e testou os conhecimentos teóricos, técnicos e a habilidade dos motoristas para eleger o melhor entre todos os representantes dos caminhoneiros brasileiros. Depois do grande funil que selecionou os 24 melhores entre os 47 mil inscritos, a grande final teve apenas três participantes, que disputaram entre si em um circuito em Z, onde eles tinha que realizar manobras com o conjunto completo, cavalo e implemento, para frente e em marcha à ré, testando a precisão dos condutores.

Esta é a quarta edição da competição realizada pela Scania. As outras aconteceram em 2005, 2008 e 2010. Neste ano, segundo a Scania, entre os 1200 participantes selecionadas nas etapas regionais, 70% são motoristas empregados e 30% autônomos. No pódio, todos os três melhores colocados são autônomos.

COMMENTS