Petrobras inicia construção de navio-plataforma para exploração do Pré-sal na bacia de Santos

Plataforma P-74 será a primeira a operar nos campos da Cessão Onerosa do Pré-Sal, com previsão para início das operações para o segundo semestre de 2014

Petrobras contrata empresas para operação de 9 navios-sonda para perfuração no pré-sal
Locar é contratada para operar em montagem de módulos de navio-plataforma na Bacia de Santos
Petrobras faz descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos

A Petrobras realizou a primeira docagem (operação de assentamento de um navio sobre picadeiros em doca seca, para modificação ou construção da embarcação) para a conversão do navio Petrobras 74 em um navio-plataforma, no Estaleiro Inhaúma, no Rio de Janeiro (RJ).

A P-74 será o primeiro FPSO (navio-plataforma) com destino aos campos da Cessão Onerosa, no Pré-Sal na Bacia de Santos. A inspeção das chapas do casco e a desmontagem de equipamentos originais do navio serão as primeiras atividades da adaptação. Esta será a primeira conversão de casco dessa natureza a ser feita no Brasil.

As intervenções também preveem o reforço estrutural do casco, a construção de novos módulos de acomodação, que terão capacidade para 110 pessoas, a substituição integral dos equipamentos originais, além da fabricação e instalação de 13 mil toneladas de estruturas novas necessárias para o suporte dos módulos, das linhas de produção e do novo sistema de ancoragem. As obras de construção da P-74 têm previsão de término em junho de 2014.

COMMENTS