MAN comemora dez anos de lançamento do VW 18.310 Titan Tractor

MAN comemora dez anos de lançamento do VW 18.310 Titan Tractor

“Menos você não quer, mais você não precisa”, esse foi o slogan que baseou o lançamento do modelo em 2002, que inaugurou a categoria de caminhões para carga intermediária com potência até 350 cavalos. Modelo protagonizou até programa de televisão

Consórcio Scania é eleito o melhor da categoria em 2010
Licenciamentos de caminhões e de ônibus apresentam alta
Sansuy lança encerado de algodão com novas cores

A MAN Latin America comemora em 2012, os 10 anos de lançamento do cavalo mecânico VW 18.310 4×2 Titan Tractor. Com capacidade para tracionar 28 toneladas de carga líquida, 310 cavalos de potência, motor Cummins de 6 cilindros e atributos de conforto como ar-condicionado de série e suspensão pneumática opcional, o modelo inaugurou um novo nicho no mercadode caminhões.

Na época, a montadora responsável pelo desenvolvimento do veículo, ainda era a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que desenvolveu o projeto do caminhão a partir de uma análise de mercado, que demonstrou a carência de equipamentos com capacidade de carga intermediária e potência até 350 cavalos.

“Até o lançamento do VW 18.310, não existiam no mercado, caminhões com essa capacidade de carga, de até 350 cavalos. Os clientes encontravam apenas veículos menores ou os tradicionais extrapesados. Percebemos essa necessidade e criamos o produto, que se tornou um enorme sucesso de vendas, forçando nossos concorrentes a também desenvolverem veículos para esse nicho”, explica Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Entre 2002 e 2005, período em que o caminhão foi produzido, a empresa chegou a atingir picos de 56% de market share no então novo segmento. Em cinco anos, foram vendidas 12.299 unidades. “Chegamos a registrar mais de 200% de aumento nas vendas do produto entre 2002 e 2003 e até hoje lideramos o segmento”, conta Alouche.

As vendas para países da América Latina e para outros continentes, como África e Oriente Médio, começaram em 2003. Hoje, já são mais de 350 unidades vendidas no mercado externo.

A evolução do produto

Em 2005, com o lançamento da linha de caminhões Volkswagen Constellation, o modelo foi substituído para o mercado brasileiro pelo VW Constellation 19.320 e com a necessidade de adaptação as novas leis de emissões de gases para veículos comerciais, o PROCONVE P-7, a MAN Latin America renovou novamente sua linha de produtos em 2012, criando o VW Constellation 19.330 ADVANTECH.

Estrela global

O VW 18.310 Titan Tractor foi conduzido por Pedro e Bino, personagens estrelados pelos atores Antonio Fagundes e Stênio Garcia, durante a reedição em 2003 do programa Carga Pesada, sucesso da TV Globo nos anos 80. A fábrica de Resende (RJ) construiu na época um estúdio móvel e cedeu motoristas para atuarem como dublês e pessoal de apoio nas cenas de trânsito. A ação foi a maior em mídia eletrônica feita pela empresa até então.

COMMENTS