Rolls-Royce equipa cruzeiros movidos a Gás Natural Liquefeito

Embarcações serão as primeiras na história a serem movidas somente por Gás Natural Liquefeito

Scania apresenta linha off road com motorização Euro 5
Governo baixará IPI de carro que gastar menos combustível
Produção acumulada no pré-sal alcança marca de 192 milhões de barris de óleo equivalente

A Rolls-Royce, empresa de sistemas de energia, fechou contrato com a armadora Fjord Line A/S para equipar dois navios de cruzeiros. As embarcações, que serão construídas no estaleiro norueguês Bergen Group Fosen AS, terão sistemas de propulsão movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL). Cada navio terá quatro motores a gás e um sistema de propulsão Promas, que combina hélice e leme.

Cada uma das embarcações pesará quatro mil toneladas e terá 170 metros de comprimento. Elas contarão com 309 cabines, um salão para 1.500 passageiros e 600 carros. A Rolls-Royce entregará os sistemas a gás em 2012, e os navios entrarão em operação na costa leste da Noruega e da Dinamarca no segundo semestre de 2013.

De acordo com a empresa, os motores movidos apenas a gás reduzirão as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) em 90%. Já as de óxido de enxofre (Sox) e outras partículas serão insignificantes. As emissões dos motores a gás da Rolls-Royce estão dentro dos limites exigidos pela legislação ambiental Tier III, da IMO (Organização Marítima Ambiental), que entrará em vigor em 2016.

O gerente de vendas da Rolls-Royce para Motores de Marinha Mercante, Odd Magne Horgen, exaltou o projeto: “Essas embarcações serão as primeiras movidas a GNL no mundo a carregar passageiros. Por isso, estamos muito contentes em fazer parte desse grande e inovador projeto”, afirmou Horgen.

COMMENTS