Linha de montagem vai reunir os modelos A319, A320 e A321, com expectativa de produzir de 40 a 50 aeronaves por ano. Airbus espera gerar cerca de 210 mil empregos diretos e indiretos no país
04/7/2012
17h00
Silas Colombo, repórter do Portal Transporta Brasil
A Airbus anunciou a construção de uma unidade produtiva para a montagem e distribuição das aeronaves da família A320 na cidade de Mobile, Alabama, nos Estados Unidos. Essa será a primeira linha de produção da empresa em solo norte-americano. O investimento estimado é de US$ 600 milhões.
A fábrica no Alabama integrará a produção dos modelos A319, A320 e A321 e o início das obras para a construção da linha de montagem está previsto para 2013. A montagem efetiva de aeronaves está prevista para começar em 2015, com as primeiras entregas a partir do início de2016. Airbus prevê que a instalação irá produzir entre 40 e50 aeronaves por ano, até 2018.
“Os EUA são um dos maiores mercados da aviação e têm uma necessidade projetada para 4.600 aeronaves nos próximos 20 anos e esta linha de montagem nos aproximade nossos clientes. Mobile agora está se tornando parte da rede Airbus de produção mundial, ao juntar-se com as linhas de montagem em Hamburgo, Toulouse e Tianjin”, comentou Fabrice Brégier, presidente e CEO da Airbus.
A companhia ressaltou que a linha de montagem, que irá criar empregos e fortalecer a indústria aeroespacial no país, é parte de sua estratégia para atender à demanda do mercado americano e de países próximos.
“Devemos agradecer a tantas pessoas que ajudaram a tornar este esforço um sucesso. Este projeto vai criar cerca de 1.000 empregos estáveis e bem remunerados que as pessoas desta área precisam e merecem. Airbus e sua controladora, a EADS, têm sido grandes cidadãos doAlabama há anos, e estamos entusiasmados por poder contar com esse relacionamento maravilhoso”, afirmou Robert Bentley, Governador do Alabama.
A Airbus já opera um centro de engenharia no Alabama,também em Mobile, localizado no complexo industrialBrookley Aeroplex e emprega mais de 200 engenheiros e pessoal de apoio. A empresa também controla a Airbus Military, unidade de operação de serviços de apoio a aeronaves da Guarda Costeira americana.
A linha montagem da Airbus em Mobile vai aumentar a capacidade de produção já existente nos Estados Unidosjuntamente com outras empresas da EADS. Por exemplo, a American Eurocopter, fábrica de helicópteros em instalações em Columbus, Mississippi e em Grand Prairie, Texas.
Airbus é o maior cliente de exportação para a indústria aeroespacial dos EUA. Desde 1990, a empresa gastou U$127 bilhões com fornecedores americanos, U$ 12 bilhões só no ano passado.
Entre parceiros e fornecedores em mais de 40 estados dos EUA a Airbus pretende gerar cerca de 210.000 empregosno País.
18/6 17h
Volvo automatiza linhas de pintura de fábrica de cabines em Curitiba (PR)
18/6 16h
18/6 15h
18/6 14h
TPN investe R$ 5 milhões em novos caminhões e implementos rodoviários