Acontece » Aéreo » Passageiros

Airbus vai produzir a linha A320 nos Estados Unidos

Linha de montagem vai reunir os modelos A319, A320 e A321, com expectativa de produzir de 40 a 50 aeronaves por ano. Airbus espera gerar cerca de 210 mil empregos diretos e indiretos no país

04/7/2012

17h00

Silas Colombo, repórter do Portal Transporta Brasil

Entre em contato

A Airbus anunciou a construção de uma unidade produtiva para a montagem e distribuição das aeronaves da família A320 na cidade de Mobile, Alabama, nos Estados Unidos. Essa será a primeira linha de produção da empresa em solo norte-americano. O investimento estimado é de US$ 600 milhões.

A fábrica no Alabama integrará a produção dos modelos A319, A320 e A321 e o início das obras para a construção da linha de montagem está previsto para 2013. A montagem efetiva de aeronaves está prevista para começar em 2015, com as primeiras entregas a partir do início de2016. Airbus prevê que a instalação irá produzir entre 40 e50 aeronaves por ano, até 2018.

“Os EUA são um dos maiores mercados da aviação e têm uma necessidade projetada para 4.600 aeronaves nos próximos 20 anos e esta linha de montagem nos aproximade nossos clientes. Mobile agora está se tornando parte da rede Airbus de produção mundial, ao juntar-se com as linhas de montagem em Hamburgo, Toulouse e Tianjin”, comentou Fabrice Brégier, presidente e CEO da Airbus.

A companhia ressaltou que a linha de montagem, que irá criar empregos e fortalecer a indústria aeroespacial no país, é parte de sua estratégia para atender à demanda do mercado americano e de países próximos.

“Devemos agradecer a tantas pessoas que ajudaram a tornar este esforço um sucesso. Este projeto vai criar cerca de 1.000 empregos estáveis ​​e bem remunerados que as pessoas desta área precisam e merecem. Airbus e sua controladora, a EADS, têm sido grandes cidadãos doAlabama há anos, e estamos entusiasmados por poder contar com esse relacionamento maravilhoso”, afirmou Robert Bentley, Governador do Alabama.

A Airbus já opera um centro de engenharia no Alabama,também em Mobile, localizado no complexo industrialBrookley Aeroplex e emprega mais de 200 engenheiros e pessoal de apoio. A empresa também controla a Airbus Military, unidade de operação de serviços de apoio a aeronaves da Guarda Costeira americana.

A linha montagem da Airbus em Mobile vai aumentar a capacidade de produção já existente nos Estados Unidosjuntamente com outras empresas da EADS. Por exemplo, a American Eurocopter, fábrica de helicópteros em instalações em Columbus, Mississippi e em Grand Prairie, Texas.

Airbus é o maior cliente de exportação para a indústria aeroespacial dos EUA. Desde 1990, a empresa gastou U$127 bilhões com fornecedores americanos, U$ 12 bilhões só no ano passado.
Entre parceiros e fornecedores em mais de 40 estados dos EUA  a Airbus pretende gerar cerca de 210.000 empregosno País.

  • tv transporta brasil

    TVTRANSPORTABRASIL
  • Publicidade

  • Articulistas

    Medicamentos que interferem na direção veicular

    Em seu novo artigo, o Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr. traz uma lista dos medicamentos que podem acarretar em interferência importante no ato da direção, causando risco de acidentes

    Descanso semanal remunerado na Lei nº 12.1619

    Artigo do advogado Adauto Bentivegna Filho, especialista em assuntos tributários e jurídicos voltados ao transporte de cargas, com uma análise sobre o descanso semanal remunerado após a Lei do Motorista. Conteúdo exclusivo para o Portal Transporta Brasil

  • Publicidade

  • Publicidade

  • Bolsa de Valores – ADVFN

  • Redes Sociais

    Facebook