Plano de incentivo para a renovação da frota de caminhões fracassa

Plano de incentivo para a renovação da frota de caminhões fracassa

Programa de incentivo do BNDES viabiliza a troca de somente 3% dos veículos em circulação. Frota brasileira de caminhões tem idade média de 13 anos. A cada três anos o brasileiro troca de carro de passeio

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Em seis anos, o programa de incentivo ao crédito Procaminhoneiro, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), viabilizou a troca de apenas 3% da frota de caminhões.

De 2006, ao ser lançado, até 2011, só 52.097 caminhões foram financiados pelo programa. A frota nacional é de 1,7 milhão de caminhões, com idade média de 13 anos, ao considerar apenas os transportadores autônomos, donos de 46% dos veículos.

Em 2010, seu melhor ano, o Procaminhoneiro financiou 22% dos veículos vendidos no país. Em 2011, foram só 4%.

Nesta semana, ao anunciar medidas para a economia, o ministro da Guido Mantega aumentou o prazo de financiamento do Procaminhoneiro de 96 para 120 meses. O principal entrave a esse crédito, contudo, não está no prazo nem no juro subsidiado, mantido em 5,5% ao ano.

Os autônomos dizem que não conseguem acessar a linha principalmente por dificuldades na comprovação da renda e no atendimento de outras burocracias exigidas por bancos de varejo que repassam o crédito do BNDES.

 

*Com informações da Folha de S. Paulo

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