Caminhões e ônibus têm circulação restrita em avenidas do centro do Rio de Janeiro

Caminhões e ônibus têm circulação restrita em avenidas do centro do Rio de Janeiro

Na pista central da Avenida das Américas, na Avenida Alceu Amoroso de Lima e no Túnel da Grota Funda no Rio de Janeiro, veículos de carga com PBT acima de 3,5 toneladas e ônibus, exceto BRTs, estão proibidos. Também foi alterado o limite de velocidade em algumas vias

Randon atinge Receita Bruta de R$ 5,6 bilhões em 2010
Natura adota novo modelo de produção e logística
Scania já vendeu 2.200 caminhões Euro 5

Os veículos de carga com peso bruto total (PBT) acima de 3,5 toneladas estão proibidos de circular na pista central da Avenida das Américas, nos dois sentidos, entre a Avenida Ayrton Senna e a Avenida Alceu Amoroso de Lima e no Túnel da Grota Funda no Rio de Janeiro.

As novas normas fazem parte da resolução da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), publicada no Diário Oficial do município do Rio de Janeiro para a implantação do BRT Transoeste. A resolução prevê multas aos infratores, aplicadas por equipamentos de fiscalização eletrônica e agentes da Guarda Municipal.

As medidas foram planejadas pela SMTR e CET-Rio com o objetivo de reorganizar e garantir a fluidez do trânsito nas vias localizadas em torno do corredor.

As normas incluem também a proibição de circulação de ônibus, exceto os do BRT, nos mesmos trechos vedados aos veículos de carga. Segundo a Resolução, publicada na última sexta-feira, a SMTR estabelece limites de velocidade nas seguintes vias, em ambos os sentidos:

Confira os limites de velocidade:

  • Av. das Américas (trecho entre o Canal de Marapendi e a Av. Alveu Amoroso Lima): 70 Km/h, nas pistas laterais e 80km/h, nas pistas centrais
  • Av. das Américas (trecho entre a Av. Alceu de Amoroso Lima e o Túnel Grota Funda): 80km/h
  • Túnel Grota Funda e Av. Dom João VI – 80km/h.

COMMENTS