Volvo completa 85 anos de fabricação do seu primeiro veículo

Volvo completa 85 anos de fabricação do seu primeiro veículo

Montadora sueca celebra o marco em sua produção. No Brasil, fabricação de caminhões começou em 1980, no Paraná

Abrange completa 25 anos de olho nas novas oportunidades
Porto de Paranaguá (PR) comemora 80 anos
DICV celebra um ano com 5.000º caminhão produzido

A montadora Volvo comemora, em abril, 85 anos  da produção de seu primeiro veículo, o modelo ÖV4, fabricado em Gotemburgo, Suécia, sede mundial da corporação. A ocasião marcou o início das atividades do grupo que hoje se consolida como um importante representante da indústria automobilística mundial.

Pra celebrar a data, o presidente e CEO da Volvo Car Corporation, Stefan Jacoby e o presidente e CEO da Volvo Group, Olof Persson dirigiram a versão comemorativa do modelo ÖV4. “É um carro fantástico, mas é fácil perceber o quanto as coisas mudaram nos últimos 85 anos”, diz Jacoby.

Em seu primeiro ano de produção, a Volvo vendeu modestas 300 unidades. No ano seguinte, quando a empresa começou a fabricar caminhões, seu primeiro modelo comercial , com um motor a gasolina de 28 cavalos, teve 500 unidades produzidas.

“Nossas raízes ainda são muito importantes para nós. Cerca de 30 mil dos 120 mil funcionários do Grupo Volvo trabalham na Suécia, mas 95% de nossos produtos são vendidos fora do País”, destaca Persson.

Produção no Brasil

Em 1980, a empresa iniciou a fabricação de caminhões no Brasil, em sua planta em Curitiba, Paraná e um ano depois, comprou a montadora norte-americana de caminhões White.

Atualmente, o Grupo Volvo é o segundo maior fabricante de caminhões pesados do mundo e a maior empresa da Suécia. Tem fábricas em 20 países e organizações de vendas em 190 nações.

COMMENTS