Rolls-Royce vai equipar navios de combate da Marinha americana

Turbinas a gás Rolls-Royce MT30 serão instaladas nos navios Little Rock e Sioux City, que irão atingir velocidades de até 40 nós

Rolls-Royce firma acordo de R$ 38 milhões com estaleiros e armadores brasileiros
Rolls-Royce fecha acordo de US$ 275 milhões com o Departamento de Defesa dos EUA
Rolls-Royce fornecerá motores para 31 aviões da Japan Airlines

A Rolls-Royce, empresa de sistemas de energia, assinou um contrato com a Marinha dos Estados Unidos para equipar dois navios de combate costeiro. Projetadas para operarem em áreas próximas ao litoral, cada embarcação será equipada com duas turbinas a gás Rolls-Royce MT30, que irão impulsionar quatro bombas d’água, atingindo uma velocidade de até 40 nós (aproximadamente 75 km/h).

Os equipamentos serão instalados nos navios Little Rock e Sioux City. Recentemente, a Rolls-Royce também recebeu encomendas da Marinha americana para aparelhar as embarcações Milwaukee e Detroit, ainda em construção. Motores da companhia já impulsionam o USS Freedom, entregue há dois anos, e o Fort Worth, cuja fase de testes será concluída nos próximos meses.

“Estamos orgulhosos de também equipar o Little Rock e o Sioux City”, celebrou Andrew Marsh, presidente da divisão Naval da Rolls-Royce. O executivo destacou todo o trabalho por trás dessas encomendas. “Trabalhamos junto com a Lockheed Martin, a Marinha dos Estados Unidos e outros parceiros durante todo o programa, usando nossa experiência para aprimorar esses navios. A combinação das turbinas a gás MT30 e a nossa moderna tecnologia de bombas d’água garante que essas embarcações estejam na vanguarda da marinha naval”, garantiu Marsh.

O modelo MT30 é derivado da tecnologia de motores aéreos da Rolls-Royce. Com 36 megawatts, essa é a turbina a gás mais poderosa do mundo e possui a maior densidade de energia, um fator-chave para a propulsão naval. O equipamento também foi selecionado pela Marinha Americana para o programa de contratorpedeiros DDG-1000 Zumwalt e pela Marinha Real do Reino Unido para as novas aeronaves de transporte da Rainha Elizabeth.

As bombas d’água estão entre os maiores equipamentos produzidos pela Rolls-Royce e podem bombear até 25.000 galões de água por segundo, o suficiente para encher uma piscina olímpica em 25 segundos.

COMMENTS