Entrevista » Logística

Região Norte representa desafio logístico para o transportador

O Portal Transporta Brasil busca analisar o transporte e a logística nessa região que possui características próprias e requer um trabalho logístico especializado e a sinergia de vários modais por meio da visão do Diretor Geral da TRA Transportes da Amazônia, Gilvan Huosell Ramos

12/4/2012

13h47

Silas Colombo, repórter do Portal Transporta Brasil

Entre em contato

A Região Norte do Brasil possui características únicas em seu território. Cidades isoladas, grande presença de rios e a carência de investimentos em infraestrutura marcam um subdesenvolvimento da região em relação a outras partes do país, no que se refere à logística de distribuição. Essas questões se tornam obstáculos, mas ao mesmo tempo permite o desenvolvimento de soluções que servem de exemplo para o resto do país.

A TRA Transportes da Amazônia se desenvolveu com o foco na região norte e busca sobe a direção geral de Gilvan Huosell Ramos aprimorar os sistemas de logística e transporte e expandir as fronteiras da região. “No caso particular da região norte, pensamos que o Brasil poderia fomentar o desenvolvimento de acordos bilaterais com os países vizinhos, tão próximos às fronteiras, o que poderia favorecer a livre iniciativa para um crescimento acelerado da região”.

Confira na integra a entrevista com o diretor geral da TRA Transportes da Amazônia, Gilvan Huosell Ramos:

 

Transporta Brasil – Para a TRA, quais as principais dificuldades do transporte e distribuição de cargas na Região Norte?

Gilvan Huosell Ramos – Logicamente a região Norte do Brasil ficou anos e anos sem receber investimentos em infraestrutura. Dadas às distancias existentes entre os principais pontos de origem e destino, a intermodalidade, mediante a combinação dos sistemas de transporte rodoviário, fluvial, marítimo e aéreo realizou-se de forma concreta, porém sem eficiência.

Como em praticamente todo o Brasil a pavimentação das estradas deixa muito a desejar, os investimentos não acompanharam o ritmo do crescimento populacional. A região carece de planos acelerados de infraestrutura para poder responder com eficácia às exigências de um mercado cada vez, mas globalizado.

Transporta Brasil – Existe alguma deficiência de infraestrutura que torne as operações de transporte e logística na região norte um caso a parte do resto do país?

Gilvan Huosell Ramos – A logística, até a pouco tempo atrás, existia para continuar operações nascidas em regiões mais desenvolvidas, como o Sul e Sudeste do país, essencialmente. Os centros logísticos atuavam na região norte como simples armazéns reguladores o que gerava custos adicionais para as partes envolvidas no processo de Supply Chain.

Com a grande revolução fiscal existente no país, os estados da região Norte passaram a ter uma certa industrialização, agora são bastante competitivos em distribuição e estão criando uma logística própria que em médio prazo de tempo nada terá que invejar aos grandes centros.


Transporta Brasil – O que a TRA oferece de solução direta para os obstáculos logísticos específicos da Região norte?

Gilvan Huosell Ramos – Aprendemos a conviver da maneira mais harmoniosa possível com os problemas de infraestrutura, realizamos centenas de horas de formação para os nossos funcionários, criamos sistemas de administração eficientes e eficazes, o que nos afiança como uma empresa de referência na região.

A TRA oferece em primeiro lugar sua inteira dedicação especialização para o setor. Enquanto para a maioria das empresas da região Norte, as condições fazem parte de um problema, para a TRA é sempre solução.


Transporta Brasil – Que características do transporte na região norte deveriam ser aplicadas nas outras regiões?

Gilvan Huosell Ramos – Fundamentalmente a intermodalidade; a combinação de vários sistemas de transporte, o que significa integração e diminuição de custos estruturais para cada modal analisado de forma isolada.

  • CONTEÚDO DE REFERÊNCIA
  • Publicidade

  • Articulistas

    Fraude no Controle de Emissões de Veículos Diesel cresce no País

    Artigo exclusivo do diretor da AFEEVAS, Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Controle de Emissões de Poluentes da América do Sul, para o Portal Transporta Brasil, alerta para o problema da pirataria para driblar o uso do Arla 32

    Férias sim, acidentes não! Vá e volte!

    O Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr., articulista do Portal Transporta Brasil, médico especialista em Medicina de Tráfego e diretor da ABRAMET, aborda pontos importantes para este período de férias, quando as estradas estão cheias e a atenção deve ser redobrada para se evitarem acidentes

  • Publicidade

  • Publicidade

  • Bolsa de Valores – ADVFN

  • Redes Sociais

    Facebook