Renault lança Master com motorização Proconve L6

Renault lança Master com motorização Proconve L6

Francesa foi a primeira a desenvolver furgão com sistema EGR no Brasil, pronto para utilizar o diesel S50

Direto da Redação – TV Transporta Brasil – nº 16
Cummins apresenta motores a diesel mais potentes sem aumento de tamanho
Unipac lança embalagens para transporte de Arla 32

A Renault do Brasil acaba de lançar no mercado o primeiro furgão leve em conformidade com as novas normas de emissão de poluentes brasileiras. Desde março deste ano, a linha Master 2012/2013 está saindo do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR) de acordo com a norma Proconve L6, norma de emissões para veículos leves.

Para atender às exigências do Proconve L6, o motor 2.5 dCi 16V que equipa o Renault Master passou a contar com o sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape). O EGR diminui a formação excessiva de óxido de nitrogênio (NOx) que se forma no interior da câmara de combustão devido à alta temperatura somada à presença de oxigênio. Uma válvula permite que entre 20% e 30% dos gases de escape inertes sejam reutilizados pelo motor, reduzindo a pressão e diminuindo a temperatura na câmara. O resultado é uma menor emissão de poluentes.

O sistema dispensa o uso do agente redutor Arla 32.

Desde 1º de janeiro de 2012, todos os fabricantes e importadores de veículos utilitários movidos a diesel têm que produzir modelos conforme a norma P7 para caminhões e ônibus e L6 para utilitários leves.

COMMENTS