Ferroviário

Usiminas Mecânica vai produzir vagões ferroviários em Congonhas (MG)

Projeto da fábrica terá investimento de R$ 32 milhões e ocupará um terreno de 102 mil metros quadrados. Capacidade de produção será de até 3 mil vagões por ano

05/1/2012

16h52

Leonardo Andrade, editor-chefe do Portal Transporta Brasil

Entre em contato

A Usiminas Mecânica vai construir uma fábrica de vagões ferroviários na cidade mineira de Congonhas. O projeto, avaliado em R$ 32 milhões, terá investimentos da RCC Holding e ocupará um terreno de 102 mil metros quadrados, para uma planta que terá capacidade instalada de produzir até 3 mil vagões por ano.

O início das operações da nova planta está previsto para o segundo trimestre deste ano, quanto a Usiminas terá capacidade de fabricar até quatro modelos diferentes de vagões simultaneamente. O objetivo do projeto, segundo a empresa, é aumentar o conteúdo tecnológico de suas operações.

A fábrica contará com sistema de jateamento e pintura, oficina para montagem e teste de freios e área de armazenamento de vagões prontos. Localizada próxima à rodovia MG-030 e a uma via férrea da MRS, a nova unidade de produção poderá disponibilizar os vagões prontos rapidamente aos clientes.

Todo o aço necessário para a fabricação dos vagões será fornecido pela Usiminas e componentes como travessas, hastes, engates e braçadeiras serão fabricados pela unidade da empresa em Ipatinga (MG). “A nova fábrica, somada aos investimentos já realizados na linha de fundição, poderá posicionar a Usiminas Mecânica em um novo patamar de valor agregado na produção de vagões. Ampliaremos as oportunidades de negócios a partir de soluções mais completas”, destaca Guilherme Muylaert, diretor executivo da empresa.

A Usiminas Mecânica estima que, no início da operação, contratará 180 profissionais diretos e, no pico de produção terá cerca de 600 empregados na fábrica de Congonhas.

A empresa já conta com uma carteira de pedidos superior a 700 unidades: 447 vagões telescópicos para a Eldorado Celulose e 220 vagões GDU para a Vale. Estes vagões serão produzidos pela planta de Santana do Paraíso (MG).

  • CONTEÚDO DE REFERÊNCIA
  • Publicidade

  • Articulistas

    Fraude no Controle de Emissões de Veículos Diesel cresce no País

    Artigo exclusivo do diretor da AFEEVAS, Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Controle de Emissões de Poluentes da América do Sul, para o Portal Transporta Brasil, alerta para o problema da pirataria para driblar o uso do Arla 32

    Férias sim, acidentes não! Vá e volte!

    O Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr., articulista do Portal Transporta Brasil, médico especialista em Medicina de Tráfego e diretor da ABRAMET, aborda pontos importantes para este período de férias, quando as estradas estão cheias e a atenção deve ser redobrada para se evitarem acidentes

  • Publicidade

  • Publicidade

  • Bolsa de Valores – ADVFN

  • Redes Sociais

    Facebook