DHL coloca sua experiência logística a serviço da humanidade

DHL coloca sua experiência logística a serviço da humanidade

Empresa global treina time de voluntários para ajudar no atendimento a grandes desastres naturais pela primeira vez no Brasil

DHL realiza teste com drones para entregas em lugares de difícil acesso
DHL lança serviço de entregas urgentíssimas no Brasil
União Europeia lança pesquisa de segurança no trânsito com caminhões Volvo

A DHL, empresa global de logística e transportes, realizou no último fim de semana, no interior de São Paulo, o primeiro treinamento no Brasil para a preparação dos voluntários que fazem parte do DRT (Disaster Response Team ou equipe de atendimento a desastres), uma iniciativa que consiste na formação de equipes para atender a diversos tipos de desastres naturais e catástrofes, como terremotos e outros cataclismos.

O treinamento no Brasil foi realizado com 45 voluntários, entre 18 e 20 de novembro, na cidade paulista de Socorro. Segundo a DHL, o time de atendimento a desastres foi concebido para ajudar, por exemplo, no caso do recebimento de doações para regiões atingidas por catástrofes. “A empresa utiliza toda sua experiência em distribuição e gerenciamento logístico para assegurar que as doações essenciais como alimentos, água e kits de primeiros socorros cheguem rapidamente aos mais necessitados. Essa é a missão da equipe de DRT da DHL”, diz informativo da operadora.

O Disaster Response Team foi criado em 2005 e, de acordo com a DHL, está pronto para entrar em ação até 72 horas após ter acionado pela ONU. Atualmente, o time conta com 300 funcionários voluntários e especialmente treinados, que atuam em três bases estratégicas: Panamá, para o atendimento a desastres ocorridos na América Central, América do Sul, Canadá e Caribe; Singapura, que atende a todo o Oriente Médio; e Dubai, para as ocorrências na Ásia e Pacífico.

O DRT da DHL já atendeu a 20 situações de emergência desde que foi criado, incluindo o furacão Katrina, nos Estados Unidos, o terremoto no Chile e o tsunami na Índia. Na região das Américas, a empresa realizou recentemente treinamentos no Chile e em El Salvador.
O foco do DRT no Brasil é atuar nas tragédias típicas dos períodos de chuva, como enchentes e desmoronamentos. Formando uma equipe local, mais próxima de eventuais desastres naturais, reduz-se o tempo de resposta, ao mínimo possível.

O programa corporativo do grupo Deutsche Post DHL “Living Responsibility” é suportado, em todo o mundo, por três pilares: GoHelp (do qual o DRT é integrante), GoGreen, que promove ações de proteção ambiental e GoTeach, que apoia iniciativas de educação para crianças.

COMMENTS