Natura inaugura primeiro CD no Paraná

Instalação operacionalizada e desenvolvida em parceria com a Penske Logistics atenderá Paraná e Santa Catarina

TGestiona fecha sete novos contratos no 1º trismestre do ano
CD de peças da Iveco completa um ano
Merck inaugura Centro de Distribuição no Rio de Janeiro

A Natura inaugurou no dia 25/10 seu primeiro Centro de Distribuição no Paraná. Unidade operacionalizada e desenvolvida em parceria com a Penske Logistics está localizada em São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba.

“Este projeto vem para consolidar o relacionamento com o mercado paranaense e também agilizar a entrega dos pedidos para a nossa força de vendas”, diz o Diretor Comercial da Regional Sul, Alexandre Lemos.

Localizado no Contorno Leste, o novo CD está próximo a grandes rodovias, permitindo que a empresa opere com rapidez na distribuição de produtos para o Paraná e Santa Catarina, Estados que atenderá.

“Estamos orgulhosos do nosso avanço nos últimos anos que fizemos no nosso modelo de gestão. Esse processo é um desafio porque queremos crescer e ao mesmo tempo reduzir nosso impacto ambiental e fazer isso em conjunto com os fornecedores”, afirma João Paulo Ferreira, vice-presidente de operações e logística da Natura.

“Entrarmos no mercado logístico do Sul brasileiro com um cliente que exige um alto nível de qualidade de serviço e de comprometimento, o que reforça nossa expertise em operações logísticas de sucesso”, afirma Paulo Sarti, diretor-presidente da Penske Logistics para a América do Sul.

O novo CD operará com cerca de 200 novos colaboradores divididos em dois turnos de operação. Ocupando uma área de 10.700 m² a instalação permitirá a entrega dos produtos com mais rapidez para milhares de Consultoras e Consultores Natura na Região.

Com uma capacidade de processamento de pedidos de 9,5 mil volumes/dia e a de armazenamento de 3,7 mil pallets, o tempo estimado de entrega dos produtos para o canal de vendas – após o processamento do pedido – é de até um dia útil para Curitiba e Região Metropolitana e de dois a três dias úteis para o Interior do Estado e Santa Catarina.

A operação possibilita um menor impacto ambiental devido à redução na emissão de CO2 e outros gases poluentes emitidos pelos veículos usados no transporte de produtos.

Pelo modelo anterior, os produtos eram enviados de Cajamar para o Rio Grande do Sul e depois distribuídos no Paraná e em Santa Catarina. A partir de agora, os itens vão de São Paulo diretamente para o CD em São José dos Pinhais.

Após a separação e embalagem, os produtos são coletados pela transportadora parceira, que utiliza veículos leves na entrega até a casa das consultoras e consultores da marca.

O CD opera com uma linha de separação com o sistema semi-automático picking by light, em que os operadores são guiados por luzes, combinado com estações de separação totalmente automática. O trabalho da Penske é receber, armazenar, separar, faturar os produtos conforme os pedidos e enviar para as consultoras Natura nos dois Estados. Durante cerca de três meses, a Penske Logistics fez um trabalho intenso de treinamento da força de trabalho, com acompanhamento do fornecedor do equipamento.

COMMENTS